PNL: como mudar de vida reprogramando seu cérebro? Saiba mais

Certamente existem muitas dúvidas e conceitos equivocados sobre o termo PNL. Em primeiro lugar, para entendermos do que se trata esta ferramenta de desenvolvimento pessoal, precisamos entender que ela é muito mais do que uma maneira de falar ou de pensar!

A PNL (Programação Neurolinguística) é um sistema de conhecimentos sobre os mecanismos da mente, que surgiu na Califórnia (EUA) no início dos anos 1970.

Desde seu surgimento, a PNL vem revolucionando os métodos de comunicação e desenvolvimento humano. Sendo muito procurada por pessoas das áreas de terapia, gestão de pessoas, vendas, treinamento, educação, comunicação, entre outras.

Portanto vamos entender um pouco mais sobre está ferramenta que vêm se tornando parte importante de muitas profissões!

Como surgiu a PNL?

A princípio a PNL surgiu do interesse de compreender, descrever e ensinar modelos comportamentais e linguísticos de pessoas consideradas excelentes naquilo que faziam. Por isso também é conhecida como “a arte da Excelência Humana“!

A Programação Neurolinguística é conhecida dessa forma porque o seu objeto de estudo foca na experiência subjetiva do individuo. Então de forma ilustrativa, podemos considerá-la como um manual de instrução sobre o funcionamento do cérebro humano.

Isto é, sobre como o cérebro capta e registra informações através dos 5 sentidos. Veja a imagem abaixo:

Ao estudar PNL você passa a conhecer melhor o funcionamento da sua mente!

Assim, a PNL busca responder como o cérebro estrutura e processa estas informações. E a partir disso, como ele mantém e produz padrões de pensamentos, padrões emocionais, comportamentais e comunicacionais que se apresentam de forma consciente ou inconsciente em nosso dia a dia.

Segundo diversos estudos, pesquisadores criaram a PNL para proporcionar orientações sobre como intervir nestes registros. De modo a obter respostas emocionais ou comportamentais mais positivas, mudando padrões mentais que limitam o crescimento pessoal ou profissional.

Portanto oque torna a PNL um conjunto de ferramentas de resultados mais eficiente e rápido é por que ao invés de investigar toda a vida da pessoa, ela age cirurgicamente. Pois “ataca” diretamente as estruturas ou registros inconscientes específicos referente àquelas mudanças que se deseja obter. Economizando, assim, tempo e dinheiro!

Sobre a Origem da Programação Neurolinguística

Antes de mais nada, a PNL é intitulada como um dos modelos mais eficientes em processos de mudanças breves e objetivas!

A Programação Neurolinguística pode ser utilizada tanto para casos emocionalmente complexos como depressão, pânico, vícios, fobias, timidez e insegurança, quanto para impugnações comportamentais mais simples como uma dificuldade de estudar ou resistência para praticar exercícios físicos regularmente. 

Lembrando que a ferramenta por si só não fará milagres, é importante o acompanhamento profissional de um psicólogo e de alguém que tenha formação em PNL.

Contudo a PNL é mais do que um tratamento, esta ferramenta oferece um processo de incentivo para o desenvolvimento pessoal em qualquer área da vida.

A PNL foi criada por Richard Bandler, pelo matemático Gestalt também terapeuta e estudioso em informática, e por John Grinder, linguista especializado em gramática transformacional.

A princípio o interesse desses caras no início era pesquisar o modelo de excelência de alguns dos melhores terapeutas da época: Virginia Satir, Fritz Perls e Milton Erickson.

Portanto o objetivo era identificar os padrões linguísticos e comportamentais utilizados por estes profissionais e poder aplicá-los. Então posteriormente seria ensinado a outros, com o intuito de obter os mesmos resultados extraordinários que eles. Isso soa muito estranho para você?

Pois é, a ideia deles era estudar e encontrar um padrão cerebral para entender como eles conseguiam alcançar o sucesso no tratamento de seus pacientes em poucas sessões.

Então o que eles conseguiram identificar?

Em primeiro lugar, eles conseguiram identificar e organizar suas descobertas em um conjunto de modelos, técnicas e princípios, e intitularam de Programação Neurolinguística.

O nome tem o seguinte significado:

  • Programação: se refere à maneira como organizamos nossas ideias e ações, à fim de produzir resultados.
  • Neuro: reconhece a ideia fundamental de que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos da visão, audição, olfato, paladar, tato e sensação.
  • Linguística: indica que usamos a linguagem para ordenar nossos pensamentos e comportamentos, assim como para nos comunicarmos com os outros.

Depois dessas definições iniciais, houve base suficiente para que anos mais tarde Leslie Cameron-Bandler, Judith DeLozier, Robert Dilts e David Gordon fizessem importantes contribuições para o desenvolvimento do estudo da PNL.

Em suma, sua origem se deu a partir do desejo de compreender o sucesso de alguns profissionais no trabalho terapêutico. Mas logo ficou claro que esta ferramenta revolucionária poderia ser aplicada em diversas outras áreas profissionais e pessoais.

Compartilhe |

Fernando Ferreira

Formado como Life Coach e psicologia positiva aplicada pela SBCoaching e autodidata dedicado a entender o que faz o ser humano ser feliz, realizado e bem-sucedido na vida.

2 Comentários

  • Marinna

    Parabéns!! Muito bom o texto, muito bom o assunto.. pude entender mais sobre a pnl… continue assim!! Beijos

    • Ferreira

      Muito obrigado!!!

Gostou do conteúdo? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Treinamento de atenção plena

Afiliado