Desanimado da vida? Descubra o segredo para recuperar o ânimo

Dê antemão quero te perguntar, você anda desanimado da vida?

O desânimo é resultante de um conflito entre expectativa e algo que diminui ou parece diminuir a chances destas expectativas se concretizarem.

Assim o sujeito desanimado da vida se sente desestimulado e sem motivação, este sentimento tira a vontade da pessoa de fazer as atividades diárias.

Portanto o trabalho, tarefas domésticas, estudos e até mesmo atividades de lazer como saída com os amigos, praticar esportes, reuniões familiares se tornam cansativas e desinteressantes.

Os psicólogos já sabem que à medida que o desânimo se fortalece mais indisposta a pessoa fica e isso prejudica não apenas o bem-estar da pessoa, mas tudo que ela faz no dia a dia.

Porque o sujeito desanimado da vida comete erros por desatenção ou por não se importar com o resultado final da tarefa, sua dificuldade em concentrar-se é afetada até mesmo em conversas casuais.

Você se identificou com assunto? Quer uma solução para esse desânimo? 

Leia este conteúdo até o fim por que vou explicar para você a causa do desânimo, por que este sentimento deve nos deixar atentos e como recuperar a disposição, energia, motivação e entusiasmo.

Mas não espere nenhuma dica milagrosa ou uma melhora repentina, se estiver buscando isso você vai perder tempo lendo este conteúdo.

A recuperação do ânimo é um trabalho de formiguinha, pequenos esforços dia a dia te colocaram em um novo padrão mental, é isso que proponho com este conteúdo.

Acompanhe até o fim para saber mais, boa leitura!

Quais as causas e os cuidados ao lidar com o desânimo?

Desânimo
O fato de estar desanimado da vida, pode indicar problemas mais sérios

A princípio o desânimo pode aparecer devido:

  • Um plano que não deu certo;
  • Problemas financeiros;
  • Rompimento de uma relação;
  • Problemas familiares;
  • Desemprego;
  • Estagnação profissional;
  • Doença;
  • Entre outros.

Contudo sentir desânimo é normal e até corriqueiro, mas é preciso cuidado para que o sentimento de desânimo da vida não ultrapasse os limites da normalidade e se transforme em melancolia ou depressão profunda.

Porque quando o desânimo foge dos níveis normais, perdemos totalmente as forças para lutar contra o desejo de ficar inerte.

Vemos o dia passar sem ter vontade de levantar da cama ou conversar com alguém.

Neste caso, devido a complexidade da situação, o ideal é buscar ajuda de um psicólogo que com a psicoterapia vai te ajudar a entender e resolver o que está acontecendo contigo.

Certamente o desânimo é sempre um sinal de alerta, porque ele alimenta:

  • Tristeza;
  • Frustração;
  • Estresse;
  • Falta de perspectiva;
  • Entre outros sentimentos que levam à estagnação.

Às vezes é difícil apontar o por que alguém fica desanimado da vida, mesmo tendo muitos motivos concretos como os já citados, esse sentimento surge “do nada”.

E é justamente esse desânimo sem causa aparente que demora nos deixar!

O que fazer quando estou desanimado da vida sem um motivo plausível?

Desanimado da vida
Certamente tem um motivo para você estar desanimado da vida

À primeira vista, todo sentimento é desencadeado por alguém ou alguma coisa!

Então não é por nada que você está desanimado da vida.

Uma pessoa fica feliz porque consegue um novo emprego, alcança um objetivo muito esperado, recebe um presente ou assiste a um filme inspirador.

Por outro lado, fica triste quando alguém a machuca, rompe o relacionamento, não alcança seus objetivos ou presencia uma cena atroz.

Sendo assim, quando existe um “porquê” por trás das nossas emoções, significa que estamos apenas reagindo às situações da vida.

Mas quando esses sentimentos aparecem sem explicação e permanecem contigo por algum tempo, este é um sinal claro que sua saúde mental não está bem.

Então quando este sentimento bater as portas, ao invés de questionar o motivo do porque se sente assim olhando para as coisas externas, olhe para dentro de você e busque as respostas.

Pergunte-se:

  • Porque estou me sentindo assim?
  • Quais os pensamentos predominantes?
  • Esse desânimo tem uma causa justificável?
  • O que eu poderia fazer para me sentir melhor?

Anote suas respostas em um caderno, verifique que comportamentos podem ser mudados, que hábitos precisam ser alterados, planeje-se e entre em ação.

Em muitos momentos damos espaço a ideias fantasiosas, pensamentos sobre o passado ou pensamentos negativos que ficam martelando nossa cabeça e acaba sugando nossa energia nos fazendo sentir-se desanimado da vida.

Esses pensamentos indesejados que quanto mais desejamos parar de pensar, mais assim pensamos é explicado pela Teoria do Processo Irônico criada por Daniel Wegner.

Não pense no urso polar!

Desânimo
Tentar afastar o desânimo tentando ignorá-lo é o primeiro passo para fortalecê-lo

A princípio Edgar Allan Poe, escreveu uma história que retrata muito bem essa teoria de Wegner em seu conto chamado de “Demônio da Perversidade”.

De forma bastante resumida, o conto retrata a história de um herdeiro que na ganância de herdar uma herança de um parente muito rico, estudou metodicamente um meio de assassinar seu familiar para herdar sua fortuna sem ser descoberto pelas autoridades.

Depois de muito estudo, ele encontrou uma maneira muito peculiar de cometer tal ato. Com uma vela envenenada ele poderia matar o pobre homem sem deixar nenhum vestígio!

Portanto ele entrou no aposento do homem que iria matar e trocou as velas, ao anoitecer o homem foi para seu aposento e acendeu a vela para ler.

No outro dia o sujeito foi encontrado morto e as autoridades concluíram que o sujeito morreu de causas naturais.

Foi o crime perfeito!

Em vista disso, o assassino conseguiu herdar a fortuna e passou muito tempo usufruindo os benefícios das riquezas, até que um dia começou a ser atormentado pelo seguinte pensamento:

Eu estou seguro, ninguém vai descobrir o assassinato”.

Então de forma recorrente esse pensamento vinha à cabeça do assassino e passou a lhe atormentar, assim o pensamento, antes uma pequena afirmação, se transformou em:

Eu estou seguro, ninguém vai descobrir o assassinato, se eu não confessar”.

O conto de Poe relata que a intensidade dos pensamentos foram tão fortes que o assassino surtou e desmaiou no meio da rua, quando acordou descobriu que estava preso.

Pois antes de desmaiar o sujeito berrou aos quatro ventos que havia matado seu parente com uma vela envenenada.

Sem dúvida é uma história macabra, mas explica de forma clara como um pequeno pensamento, aparentemente inofensivo, pode se tornar um transtorno e roubar nossa paz, nos fazendo perder o equilíbrio.

A Teoria do Processo Irônico explica por que quando tentamos não pensar em algo mais pensamos.

Vou lhe propor um desafio, tente não pensar no urso polar!

E aí conseguiu não pensar no urso polar? Acredito que não, você não só pensou no urso polar, como ainda está pensando e tentando não pensar no urso polar.

É isso que acontece quando tentamos não pensar em coisas negativas ou quando tentamos parar de nos preocupar.

A Teoria do Processo Irônico explica que isso ocorre por causa da Metacognição!

O que é a Metacognição e o que isso tem a ver com o desânimo da vida?

Desanimado da vida
Metacognição explica por que está desanimado na vida

A Metacognição é nossa capacidade de pensar o pensamento, é um sistema de monitoração que tem como objetivo nos ajudar a realizar nossos objetivos.

Então quando traçamos um objetivo, como exemplo, não chegar atrasado no trabalho. A Metacognição vai monitorar seus pensamentos para que você não chegue atrasado ao trabalho.

Portanto ela vai monitorar seus pensamentos a fim de certificar que você colocou o relógio para despertar, separou a sua roupa de trabalho e preparou sua marmita.

Dessa forma, caso umas destas atividades não seja cumprida, poderá representar uma ameaça ao objetivo de chegar no horário, desse modo a Metacognição mandará um alerta em forma de pensamentos dominantes como:

Ei, você não colocou o telefone para despertar, faça isso”.

Mas quando o objetivo é parar de pensar, esse sistema dá pane!

Porque a metacognição por ser um sistema de monitoramento, vai monitorar seu pensamento para certificar que você parou de pensar no que deseja parar de pensar.

Devido a isso, tendemos a pensar mais naquilo que queremos parar de pensar!

Por isso a ideia ou o conselho de parar de pensar negativo ou parar de se preocupar é fútil, porque quanto mais você tenta, mais você pensa e se preocupa.

Além disso, esse processo tende a ganhar forças, como exemplificado na história de Poe, esses pensamentos se tornam cada vez mais predominantes e quando a pessoa se dá conta, esses pensamentos venenosos tomaram conta da sua mente, e aí surge o desânimo!

O que fazer quando estiver me sentido desanimado da vida?

Desamino
Entenda seus pensamentos para entender porque está desanimado da vida

Sobretudo acredito que a autoanálise e a autobservação são fundamentais para entender esses pensamentos conflitantes e perceber se são justificáveis.

Já que só tentar parar de pensar não resolve, é preciso enfrentá-los e entendê-los.

Portanto reserve alguns minutos do seu dia para praticar um exercício de respiração que vai te ajudar com a auto-observação, inspire profundamente pelo nariz e expire lentamente pela boca. 

Repita isso por 5 minutos todos os dias e pode ir aumentando com o tempo de prática. Se for ajudar conte as respirações, ao inspirar conte um e expire, inspire novamente, conte dois e expire.

Sem dúvida seus pensamentos vão te distrair a todo momento, não se preocupe com isso apenas volte a prestar atenção no ir e vir da respiração.

Por isso a contagem é uma boa opção, porque vai te ajudar a manter o foco na respiração e não ser levado pelos devaneios da mente.

Juntamente com esta prática, outro hábito para te ajudar com a autoanálise é registrar seus pensamentos, sentimentos e acontecimentos em um diário.

Dessa forma você consegue aumentar seu autoconhecimento e, consequentemente, entender as nuances da sua psique.

É normal que por meio das nossas projeções mentais,  criamos cenários que abrem espaço para o desânimo se instalar.

Desse modo, uma incerteza e até um medo infundado pode nos fazer sentir esmorecidos e desencorajados, mesmo quando tudo está indo bem.

Da mesma forma acontece quando temos um problema real e exageramos sua gravidade.

Em vista disso, a preocupação em excesso pode ser a principal causa de você estar desanimado da vida.

É óbvio que não é tão simples para alguém desanimado levantar e sacudir a poeira, mas frente a este sentimento letárgico é preciso ATITUDE.

Sem dúvida, agir para mudar nossa realidade é algo que depende exclusivamente de nós!

Compartilhe |

Fernando Ferreira

Formado como Life Coach e psicologia positiva aplicada pela SBCoaching e autodidata dedicado a entender o que faz o ser humano ser feliz, realizado e bem-sucedido na vida.

Gostou do conteúdo? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Treinamento de atenção plena

Afiliado