Pessoas Tóxicas apresentam essas 5 características — Confira

A princípio as pessoas tóxicas estão em qualquer lugar, no ambiente familiar, no trabalho, onde você estuda ou em uma roda de amigos. Não importa onde, esse tipo de pessoa sempre estará lá!

Certamente seria ótimo poder conviver com as pessoas sem ter de tomar cuidado a todo instante com o tipo de pessoa que estamos nos envolvendo, não é mesmo?

Mas infelizmente o mundo não é como um lindo arco íris. Sentimentos como o orgulho, inveja, egocentrismo, narcisismo e até mesmo algumas patologias da mente tornam as pessoas tóxicas!

Geralmente essas pessoas:

  • Não respeitam suas necessidades;
  • Fazem intrigas; (Fofocas)
  • Não Respeitam seu espaço;
  • Agem com crueldade;
  • Reclamam o tempo todo;

Portanto quando estamos na presença de pessoas tóxicas é comum nos sentirmos infelizes, tensos, desconfortáveis e exaustos quando saímos de perto de tal pessoa.

Sendo assim relacionar-se com pessoas tóxicas não é saudável, pois são fontes geradoras de estresse! O estresse em quantidades moderadas faz bem ao nosso corpo por nos impulsionar para a ação.

Mas o estresse prolongado é extremamente danoso para nossa saúde física e mental. Porque ele libera uma substância em nosso corpo chamada cortisol.

Assim quando o estresse é repetitivo grandes quantidades deste hormônio é liberado em nosso organismo!

Dessa maneira os efeitos do excesso de cortisol em nosso corpo pode desenvolver problemas do sono, de aprendizado e pode modificar estruturas do cérebro tornando-o mais suscetível ao estresse.

E isso tem um efeito direto no seu comportamento, vamos ver como!

As pessoas tóxicas podem minar sua saúde física e mental!

Então como vimos o convívio com pessoas tóxicas o leva ao estresse, e o estresse por si só carrega consigo outros problemas psicológicos que podem se transformar em problemas psicossomáticos.

Os problemas psicossomáticos são uma série de manifestações, alterações funcionais e doenças da mente. Em grande parte são provocadas pelas características psicológicas do indivíduo e por influência do ambiente que o cerca!

Sendo assim a exposição contínua a fontes geradoras de estresse pode levar a pessoa a desenvolver:

  • Problema de julgamento;
  • Falta de concentração;
  • Problemas com as interações sociais;
  • Depressão;
  • Síndrome do pânico;
  • Ansiedade;
  • Preocupação;
  • Entre outros.

Portanto como você pode perceber o assunto é bem sério! E se notar que está lidando ou que tem uma namorada(o), um amigo(a) ou familiar que apresente os sinais que irei revelar agora, tente conversar com a pessoa. As vezes ela não tem noção que o seu comportamento faz mal aos outros!

Além disso, isso é uma forma de ajudar a pessoa a se relacionar com os outros de forma mais saudável e, assim, ajudar ela a obter mais prazer em seu convívio social.

Mas se você trocar ideia, oferecer ajuda e a pessoa continuar agindo de modo tóxico conscientemente, o ideal é se afastar! Porque essa pessoa não está nem aí para você, ela não se importa com seu bem-estar!

E a longo prazo você já sabe, essa pessoa vai minar sua saúde física e mental. Então se valoriza e proteja seu bem estar e felicidade!

Pessoas Tóxicas

Cuide de você mesma(o)!

Também é valido se auto aperfeiçoar, buscar melhorar sua comunicação, tornando-a mais clara. Buscar construir relações autênticas, para não ser vitima de pessoas tóxicas. Refinar a inteligência emocional.  Melhorar as suas relações no trabalho e com a família. E compreender as necessidades das pessoas que convivem com você.

Sem dúvida isso te coloca um passo a frente destas pessoas. Por isso te convido a aprender a Comunicação Não Violenta! A Comunicação Não Violenta é um processo de pesquisa contínua desenvolvido por Marshall Bertram Rosenberg e uma equipe internacional de colegas, que apoia o estabelecimento de relações de parceria e cooperação. Em que predomina comunicação eficaz e com empatia.

Afim de tornar o conhecimento obtido nesta pesquisa disponível para todos, Erika Nahass e Karen Dornas compilaram tudo em um treinamento prático onde você pode aprender:

  • Mitigar conflitos;
  • Promover maior conexão nas relações;
  • Promover a cultura da paz e a educação positiva;
  • Expressar-se honestamente;
  • Desenvolver a escuta empática e a vida autêntica;
  • E muito mais.

Então aproveita, se inscreva no treinamento e aumente suas habilidades interpessoais!

Os 6 traços que comprovam que você está lidando com alguém tóxico

A primeira vista, algumas pessoas agem sem ter noção do efeito do seu comportamento, enquanto outras sabem exatamente oque estão fazendo e oque querem obter com cada ação.

Então quero que você se conscientize dos 06 sinais que as pessoas tóxicas demonstram em suas interações. Algumas pessoas podem apresentar a maioria destas atitudes, enquanto outras podem apresentar apenas algumas delas.

Certamente, ter consciência destas atitudes tóxicas será uma espécie de proteção para você. Pois ao identificar tais atitudes você pode alertar a pessoa e se possível ajudar ela a mudar o comportamento tóxico.

Mas se o indivíduo não tiver a fim de mudar, como disse, se afaste!

“Quem brinca com fogo, acaba se queimando”

Ditado Popular

1. Pessoas Tóxicas Se fazem de vítimas

É normal nos fazermos de vítima vez ou outra. Mas em algum momento precisamos levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima.

Mas as pessoas tóxicas vivem em um constante estado de vitimização. Elas acham que tudo ao redor está contra elas!

Dessa forma a mentalidade de vítima faz o indivíduo adotar uma postura de que ele não tem poder sobre sua própria vida e acaba culpando os outros por sua própria infelicidade.

Como resultado evitam qualquer responsabilidade sobre seus próprios erros!

Atitude tóxica
Esse tipo de pessoa age como se estivesse sempre precisando de ajuda!

Por outro lado, é preciso muita atenção com este tipo de comportamento. Porque o papel de vítima pode ser usado de forma consciente por pessoas afim de obter controle sobre o outro.

Ao mesmo tempo esses indivíduos se aproveitam da empatia e da boa vontade de quem o ajuda para ver quanto tempo, energia e dinheiro consegue tirar da pessoa que o ajuda. Podemos chamá-los de vampiros, porque estão sempre sugando algo de nós!

Então para identificar uma pessoa que se faz de vitima responda as seguintes perguntas:

  1. Você tenta animar alguém e tudo que essa pessoa faz é se colocar para baixo?
  2. Você faz críticas construtivas mas a pessoa fica na defensiva?
  3. Essa pessoa se sente culpada?

Todavia se a resposta for sim para essas perguntas você está lidando com uma pessoa que se faz de vítima!

Também vale ressaltar que as vezes você pode estar se fazendo de vítima de forma inconsciente. Portanto se você se identificou com as respostas destas perguntas, procure mudar o seu comportamento. Se não conseguir sozinho (a) busque ajude de pessoas próximas ou de um psicólogo!

Certamente esta atitude trará benefícios para você e para as pessoas ao seu redor.

2. Abuso Emocional

Sem dúvida o abuso emocional é um destruidor de autoestima, além de ser bem doloroso para quem sofre este tipo de abuso. As cicatrizes deixadas pelo abuso emocional demoram muito mais para sarar do que as feridas físicas!

Algumas destas cicatrizes são tão traumáticas que não se fecham, não se curam e muda radicalmente a vida da pessoa para pior.

Os abusos emocionais podem levar a pessoa a:

  • Depressão;
  • Confusão;
  • Falta de motivação;
  • Sentimento de culpa;
  • Baixa autoestima;
  • Traumas;
  • Perca do sentido da vida;
  • Suicídio;
  • Entre outros;

Sobretudo esses abusos podem acontecer de forma consciente ou inconsciente. E as vezes você mesmo pode abusar de alguém emocionalmente sem se dar conta disso!

pessoas tóxicas
É comum quando um subordinado comete um erro, seu superior criticar e apontar suas falhas.

Os abusos emocionais podem ser verbais como:

  • Gritar;
  • Depreciar;
  • Criticar;
  • Acusar;

E podem ser sutis como a intimidação e a manipulação!

Então para identificar se você está em uma relação abusiva tente responder as seguintes perguntas:

  1. Você sente que ao falar com determinada pessoa é preciso paciência e cautela, como se estivesse pisando em ovos?
  2. Essa pessoa faz você se sentir culpado por todos os problemas no relacionamento?
  3. Parece que essa pessoa lhe trata como uma criança?
  4. Essa pessoa ridiculariza ou desconsidera suas opiniões, pensamentos e sentimentos?

Se você deu sim a essas perguntas você pode estar sendo vítima de abuso emocional. Tente conversar sobre isso com a pessoa se não resolver é melhor buscar um relacionamento mais saudável.

3. Mentirosos compulsivos

Em primeiro lugar, sejamos sinceros, quem nunca contou uma mentira por menor que seja que atire a primeira pedra…

A mentira acompanha a evolução humana desde o princípio! No entanto os mentirosos patológicos ou compulsivos levam a mentira ao extremo para “manter sua autoimagem”.

Além disso os mentirosos compulsivos são mestres em manipulação. Eles têm uma profunda necessidade de impressionar as pessoas, frequentemente os mentirosos compulsivos mentem por puro hábito.

Certamente, lidar com esse tipo de pessoa tóxica é como viver uma ilusão, pois não há nada real nesses indivíduos.

Como resultado da interação com este tipo de pessoa pode deixá-lo confuso, traído, paranoico e em alguns casos fazer você duvidar da sua própria sanidade.

Sem dúvida que em alguns casos a compulsão pela mentira pode estar associada a algum transtorno mental, como o:

  • Transtorno de personalidade borderline;
  • Transtorno de personalidade narcisista;
  • Depressão;
  • Psicopatia;
  • Entre outras.

Se for este o caso essas disfunções precisam ser tratadas por um profissional, podendo até ser perigosas quando ignoradas! Exceto no caso da psicopatia que não é considerada disfunção e não têm tratamento!

Você pode identificar um mentiroso patológico respondendo as perguntas abaixo!

  1. Você já pegou alguém mentindo várias vezes?
  2. Alguém do seu círculo social costuma mentir com frequência para você sobre coisas insignificantes?
  3. A pessoa que mente para você mostra remorso por ter mentido?

4. Pessoas tóxicas querem controlar

Antes de mais nada, as pessoas controladoras sempre querem ter o máximo de informações possíveis sobre você, do que você vai fazer, onde irá, com quem vai estar e assim por diante.

Sem dúvida você já deve ter visto casos de namorados controlando o que sua parceira veste. Namoradas controlando com quem o parceiro fala ao telefone, entre outros exemplos. E no extremo esse controle sobre o outro acaba em agressão ou óbito.

As pessoas tóxicas quando são narcisistas ou sociopatas não mostram remorso e não reconhece o mau comportamento. Isso é um reflexo de uma infância conturbada!

Conhecido como compulsão a repetição. É um impulso psicológico para repetir e encenar os mesmos eventos traumáticos vividos na infância.

Então se essa pessoa foi controlada durante a infância por um ou ambos responsáveis, ela tenderá a impor controle sobre a/o parceira (o) e até mesmo os filhos.

Portanto faça as seguintes perguntas para identificar se está lidando com uma pessoa controladora.

  1. Alguém quer saber onde você está o tempo todo?
  2. Existe alguém que fica micro gerenciando o seu trabalho?
  3. Você se relaciona com alguém que está afastando você das pessoas que ama para lhe manter só para ele?

5. Não respeita o seu espaço

Imagine uma pessoa que não respeita o que você fala para ela, uma pessoa que faz exatamente o contrário do que você diz só para te testar, sem dúvida, essas pessoas são insuportáveis, não é mesmo?

Decerto, todos nós temos um limite pessoal para lidarmos com a sociedade e acredito que você respeita os limites dos outros e quer que eles façam o mesmo, estou certo?

Infelizmente o mundo não é assim. Pois há pessoas inseguras, cheias de raiva, egocêntricas, narcisistas e entre outras coisas. E por isso descontam o que sentem nos outros, principalmente nos mais fracos ultrapassando os limites do respeito.

Este tipo de pessoa não consegue lidar com sua própria toxicidade e se aproveitam dos mais fracos para se sentirem imponderados. Um exemplo clássico é o bullying, onde os marmanjos humilham socialmente jovens mais fracos que não conseguem se defender.

Pessoas tóxicas

No fundo essas pessoas se sentem inferiores e fazem isso para obter ao menos um pouco da sensação de importância, poder, superioridade e assim por diante.

Para identificar essas pessoas responda a estas perguntas:

  1. Você já pediu para a pessoa parar de fazer algo e ela continua fazendo?
  2. Ela faz coisas de propósito para tentar te atingir?
  3. Essa pessoa te procura em qualquer horário para pedir que você faça algo?

Se você deu sim a estas perguntas, você está lidando com uma pessoa tóxica que não tem noção de limite e espaço!

6. Pessoas tóxicas costumam ser negativas

De fato, a negatividade é comum em certos momentos da vida. Como quando estamos depressivos, deprimidos, tristes e entre outros estados emocionais.

Mas tem gente que sofre de negatividade crônica, não conseguem ver nada de positivo e são os primeiros a colocar obstáculos diante de qualquer coisa.

É preciso ter muito cuidado com pessoas negativas. Porque apenas uma pessoa negativa é capaz de derrubar uma equipe inteira!

Uma maçã podre pode estragar o cesto inteiro“.

Ditador Popular

Sendo assim para identificar se está lidando com uma pessoa negativa faça as seguintes perguntas:

  1. Seu humor diminui depois de lidar com uma pessoa em particular?
  2. Quando uma pessoa entra no ambiente você se sente imediatamente para baixo?
  3. Você tem contato com alguém que só aborda más notícias e histórias negativas?
  4. Você conhece alguém que reclama sem parar?

Conclusão

Em resumo estas 06 atitudes revela o impacto que as pessoas tóxicas têm em nosso dia a dia. E com isso agora você pode se proteger, escolhendo entre ter um relação com tal pessoa ou seguir seu caminho.

Certamente que o intuito é sempre ajudar as pessoas que apresentam essas atitudes. Porque são atitudes destrutivas e levaram a pessoa para um caminho de sofrimento.

comportamento tóxico
Acredito que como seres humanos temos obrigação de ajudar o outro quando este demonstra desejo de mudança!

Porém, se ao tentar ajudar e você perceber que a pessoa não muda, é hora de você pegar seu rumo e deixar essa pessoa para traz. Você deve se valorizar em primeiro lugar, colocar seu estado físico e mental como prioridade para ter uma vida mais feliz.

Mas e se for um colega de trabalho, chefe ou familiar?

A princípio se você for obrigado a lidar com uma pessoa tóxica por ser um familiar, colega de trabalho ou chefe, busque ser o mais direto possível quando precisar falar com essa pessoa e decida não falar muito da sua vida pessoal.

Pratique o silêncio não revide aos insultos, a negatividade, a vitimização apenas fique calado e se possível saia do ambiente sempre que essa pessoa estiver se aproximando.

A primeira vista isso pode parecer bem duro! Mas irá servir de lição para que essa pessoa entenda o quanto o seu comportamento é desagradável e que ela precisa mudar se quiser a atenção das pessoas.

Além disso, esta é uma forma de você dar um choque de realidade no sujeito para que ele veja que o mundo segue algumas regras. E para manter o funcionamento normal das coisas os indivíduos precisam respeitá-las.

Então espero que você consiga por isso em prática, sei que falando assim pode parecer fácil. Mas na prática não é, então é preciso um pouco de esforço e ter em mente o que está em jogo.

Pois se você se deixar influenciar por pessoas tóxicas por dó de tratá-las da maneira que deveriam ser tratadas você esta apenas alimentando as atitudes negativos delas. Pense nisso!

Dessa maneira se você já passou por alguma situação desagradável com esses tipos de pessoas, por favor, deixe seu relato nos comentários. É muito importante para avaliarmos o tipo de solução encontrada por cada um.

Assim podemos ajudar mais pessoas com dificuldades em lidar com pessoas tóxicas!

Compartilhe |

Fernando Ferreira

Formado como Life Coach e psicologia positiva aplicada pela SBCoaching e autodidata dedicado a entender o que faz o ser humano ser feliz, realizado e bem-sucedido na vida.

Gostou do conteúdo? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Treinamento de atenção plena

Afiliado