Veja 3 dicas práticas para entender o que significa empatia

O que significa empatia? Não estou querendo saber a definição lógica do termo com base na descrição dos dicionários. 

Quero saber o que significa empatia do ponto de vista humano, o que faz você ser empático? Quais habilidades são essenciais para pôr a empatia em ação quando necessária?

Muita gente sabe o que é empatia, mas não sabem colocá-la em prática! Pois, falam no momento que deveriam escutar, se calam no momento em que é para falar e com medo do silêncio, falam coisas sem pensar.

Enfim, sabemos que a empatia é se identificar e compreender o outro, tentando sentir o que ele sente, pensar como ele pensa e visualizar mentalmente como seria passar pelas experiências que ele passou. 

Mas, saber o que significa empatia só é possível quando entendemos quais habilidades são necessárias para ter empatia pelo próximo.

Vamos entender isso melhor? Acompanhe a leitura!

O autoconhecimento é o primeiro passo para entender o que significa empatia

A empatia é uma característica intrínseca do ser humano, bebês logo nos seus primeiros anos de vida já demonstram essa capacidade. 

Isto pode ser observado quando a mãe sorri para o bebê e ele absorve a emoção da mãe e sorri de volta, ou quando um bebê começa chorar, outro logo em seguida chora também.

O mesmo acontece quando vemos uma situação injusta com alguém indefeso, nosso ímpeto é correr para ajudar. 

A empatia pode se manifestar de várias formas, desde a escuta ativa a ações mais complexas em prol do bem-estar do outro.

Mas, estou falando de pessoas que entendem o que significa empatia, ou seja, que ao longo da vida desenvolveram um conjunto de habilidades, princípios e valores que as tornaram mais empáticas e, consequentemente, mais altruístas e compassivas.

Por outro lado, pessoas que crescem em lares disfuncionais, com pouca ou nenhuma educação emocional, maus tratos, brigas, abusos e outros traumas, acabam não desenvolvendo aspectos importantes da sua personalidade.

Como resultado, essas pessoas acabam por ter mais dificuldade de entender e sentir as dores dos outros, uma vez que elas não entendem as suas próprias dores.

Por isso, o autoconhecimento é fundamental para entender o que significa empatia, esse é só o primeiro passo para ter empatia no trabalho, em casa, e nas demais vivências sociais.

Sendo assim, veja alguns hábitos que podem contribuir com o aumento do autoconhecimento.

Escrita

Escrever sobre seus pensamentos, sentimentos e desejos ajuda você a ter clareza mental, entender os seus pontos fortes e fracos e registrar o que achar importante. Dessa forma, você ganha uma fonte de informações valiosas sobre sua personalidade, que podem ser consultadas quando quiser.

Meditação

A meditação vai ajudar você a ter clareza sobre como pensa em relação as coisas, expandindo a sua autoconsciência. Essa prática contemplativa, focada na respiração, melhora o seu autocontrole, a concentração e a paciência. 

Atividade física 

Práticas esportivas vão dar a você insights valiosos sobre os seus limites, permitindo que você entenda até onde vai a sua capacidade e resiliência. Assim, a superação dos obstáculos e a consistência dessa prática vão melhorar a sua autoestima, autoconfiança e autoconsciência.

Bem, após aumentar o seu autoconhecimento e desenvolver outras habilidades pessoais como autoestima, autoconfiança e autoconsciência por meio desses hábitos, você está pronto para desenvolver as habilidades interpessoais que vão lhe ajudar a entender o que significa empatia.

Mas, antes vamos entender a importância da empatia em nossos relacionamentos, confira.

A importância de ter empatia pelo próximo

o que significa empatia

Até agora vimos que a falta de empatia está relacionada a ausência de autoconhecimento, que gera um déficit na autoestima, autoconfiança e autoconsciência da pessoa.

Entretanto, de nada adianta o sujeito ter autoconhecimento e essas outras habilidades pessoais, se ele:

  • Não ouve as pessoas
  • Não solidariza com a necessidade ou desejo delas
  • Vive em seu próprio mundinho
  • Considera-se superior aos outros
  • Não se comunica considerando a reação dos outros
  • Não tem paciência
  • Rotula os outros, gerando preconceitos e estereótipos
  • Acha que tudo gira ao seu redor

Pessoas com essas características não entendem o que significa empatia, afinal ter empatia não é só ouvir os problemas dos outros e oferecer soluções ou consolo.

Normalmente, é isso que vem à cabeça quando pensamos em empatia, alguém sentado dando seu ombro, enquanto o outro lamenta sobre uma situação difícil, não é mesmo?

Porém, a empatia é muito mais importante que isso, é ela que nos permite criar conexão emocional com as pessoas, ela é responsável pelos relacionamentos duradouros que cultivamos ao longo da vida.

Pense, você teria amizade ou namoraria por anos com alguém que você não se identifica? Certamente, a resposta é não, nós gostamos de estar ao lado de pessoas que compartilham da mesma visão, valores e princípios que os nossos.

Daí você pode me perguntar: “Mas Ferreira, eu tive empatia por uma pessoa em tal lugar, por que ela precisava de ajuda ou me disse coisas que senti empatia, mas em nada eu me identificava com ela, como você explica isso?”.

É simples, porque existem três tipos de empatia, como a 

  • Empatia afetiva/emocional
  • Empatia cognitiva
  • Empatia Compassiva

Vamos entender em detalhes como cada uma delas funciona, acompanhe.

O que significa empatia afetiva/emocional?

Esse tipo de empatia diz respeito a capacidade de sentir as sensações e sentimentos quando somos expostos às emoções dos outros.

É a empatia emocional que nos permite sentir as emoções do outro, como se fosse as nossas. Esse tipo de empatia é a primeira que sentimos e aparece logo nos primeiros anos de vida.

O que significa empatia cognitiva?

Este tipo de empatia ajuda a identificar e entender as emoções dos outros, sem nos envolver com os seus sentimentos e emoções.

A empatia cognitiva é puramente racional e lógica, ou seja, envolve mais pensamento do que sentimento

Por isso, temos empatia por estranhos, porque entendemos as emoções e os sentimentos associados ao que está sendo falado por ele.

O que significa empatia Compassiva?

A empatia compassiva é a empatia emocional, com a diferença de que não apenas sentimos as emoções dos outros, mas agimos para ajudar.

Esse tipo de empatia é acionada quando percebemos outras pessoas em dificuldades, como sentir dó de um sem teto e comprar algo para ele comer, correr para ajudar uma idosa, com dificuldade para atravessar a rua ou chamar a ambulância para uma pessoa ferida.

Esses tipos de empatia não são opcionais, por exemplo, a partir de hoje só quero ter empatia cognitiva ou só empatia compassiva. Esses tipos de empatia vão ser acionados de acordo com a situação e a pessoa com quem estamos lidando.

Se estamos falando com um conhecido ou estranho na qual ele relata uma situação, é provável sentir a empatia cognitiva. Agora, se falamos com amigos, pais ou cônjuge é provável que a gente sinta a empatia emocional.

Entretanto, quando a pessoa precisa de ajuda imediata ou uma ação, que pode resolver uma necessidade específica, a empatia compassiva só aparece se houver identificação emocional suficiente para nos levar a agir em prol daquela pessoa.

Dicas sobre como ter empatia

ter empatia pelo próximo

A leitura deste conteúdo até aqui, já te colocou um passo à frente de muita gente por aí que diz ser empática, mas nem sabe o que significa empatia.

Você já sabe qual é o primeiro passo para ter empatia pelo próximo, sabe:

  • Quais hábitos podem aumentar o seu autoconhecimento e outras habilidades importantes
  • Entende que alguns comportamentos tóxicos podem favorecer a falta de empatia 
  • E descobriu três tipos de empatia.

Agora, vamos para a parte final do conteúdo: “Como ter empatia, depois que desenvolvi meu autoconhecimento e me certifiquei de que não tenho comportamentos que contribuam para a falta de empatia?”. 

Veja 3 dicas exclusivas para desenvolver a empatia pelo próximo.

Saiba escutar

A escuta ativa é a ponte para criar uma interação empática, se você não escuta e fica apenas pensando no que vai dizer, dificilmente irá se conectar emocionalmente com a fala do outro.

A falta de empatia, em sua maioria, não é resultado de um transtorno mental ou desvio de caráter, é por não escutar atentamente que muita gente peca em não ter empatia.

Durante a interação com outras pessoas, procure ouvir com atenção, ignore seus pensamentos enquanto o outro fala, não fique pensando no que vai dizer depois, vai surgir momentos oportunos, que irão fornecer insights para você, abrindo possibilidade para comentar, perguntar, opinar e assim por diante.

Mas, para aproveitar esses ganchos, é preciso estar atento ao diálogo e não aos seus pensamentos.

Faça uma visualização mental

As pessoas que entendem o que significa empatia, sabem projetar um cenário mental da situação que o emissor da mensagem relata.

Essa visualização mental só é possível quando aprendemos a escutar atentamente o que o outro está falando para nós. Sem essa visualização mental, não conseguimos projetar as emoções e sentimentos que o outro possa estar supostamente sentindo.

Portanto, de agora em diante, procure construir um cenário mental de acordo com as informações que está recebendo, para tentar se colocar em uma situação semelhante à do seu interlocutor.

Por exemplo, se a pessoa está dizendo que ganhou uma promoção no trabalho, tente imaginar como seria se você tivesse ganhado essa promoção, quais emoções estaria sentindo, quais seriam os seus pensamentos dominantes, etc.

Provavelmente, as emoções que você sentiria com essa novidade, são as emoções que essa pessoa está sentindo agora. 

Assim, fica mais fácil entrar na mesma sintonia, comemorar, dizer algo bacana para ela, sabe?

Pense para falar e faça silêncio quando não tiver nada de útil para dizer

Quem não sabe o que significa empatia, além de não escutar, fala demais e fala sem pensar, desculpe, mas essa é a verdade! 

Por exemplo, quando a pessoa chega falando algo que é delicado para ela, como uma traição, a tendência das pessoas é julgar, opinar, fazer comentários evasivos, deixando a pessoa se sentindo pior do que antes.

A empatia pelo próximo, não significa só entender e se conectar com os sentimentos do outro, ter empatia é entender, tentar sentir esses sentimentos, como se fosse a gente passando por tal situação, e oferecer uma resposta assertiva que vá amenizar a dor ou aumentar a alegria do outro.

Então, antes de falar pense, se não tiver o que falar abrace, sorria e mostre com a sua presença que a pessoa pode contar com você, isso é empatia! 

Não importa com quem você esteja lidando, ser empático é uma forma de melhorarmos não só as nossas relações, mas também humanizar a nossa sociedade e tornar a nossa vivência com os outros muito mais agradável.

A empatia pode eliminar preconceitos, mitigar a violência, evitar discussões e ajudar-nos a viver melhor em sociedade.

Fernando Ferreira

Formado como Life Coach e psicologia positiva aplicada pela SBCoaching e autodidata dedicado a entender o que faz o ser humano ser feliz, realizado e bem-sucedido na vida.

Gostou do conteúdo? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Treinamento de atenção plena

Afiliado