Meditação para gratidão ajuda fortalecer o Mindset positivo

A meditação para gratidão é uma forma de mudar estados mentais depreciativos, cultivando um olhar para as abundâncias em nossa vida.
Em certos momentos parece que a vida de modo geral não flui, tudo parece dar errado, nada está bom por mais que façamos diversas atividades e conquistemos “coisas”.
Isto é, estamos sempre precisando de algo que não temos, esperando que quando conquistarmos isso ou aquilo, conseguiremos mudar esse cenário de vazio e angústia.
No entanto as coisas não irão mudar se continuarmos olhando para a vida pelo viés da escassez, de que não dispomos do que achamos necessário para nos sentirmos bem.
Na realidade isso nos coloca em um loop de negatividade que nos puxa cada vez mais para o fundo do poço, por que assim que conquistarmos o que achávamos necessário, surgirá outra necessidade, depois outra e outra.
Isso não tem fim e nos torna escravos, sempre esperando algo para se sentir satisfeito e feliz.
Então como romper esse ciclo? Como melhorar uma situação ruim, sem necessariamente, conquistar coisas ou pessoas? A chave é a gratidão!
Por isso, neste artigo vamos falar sobre meditação para gratidão, para que você possa mudar o seu mindset e sair da mentalidade de escassez e cultivar a mentalidade de abundância.
A importância da gratidão para a saúde mental

De fato, muita gente pode achar bobagem que o simples hábito de agradecer pode ter grande impacto em nossa vida. Mas se o hábito de reclamar exerce tal capacidade destrutiva, por que o hábito de agradecer não teria algum efeito?
Afinal, não estou falando aqui de colocar venda nos olhos e tentar florear os problemas, estou falando que mesmo diante das dificuldades, nós podemos escolher olhar para o que já possuímos e refletir sobre o quão abençoados somos por possuir tais coisas.
Porque olhar o que já conquistamos e o que usufruímos diariamente, nos dá mais força para enfrentar as dificuldades e alcançar os nossos objetivos.
De acordo com pesquisadores da Harvard Medical School, em Boston, a gratidão é um remédio poderoso para o cérebro, pois ao experimentar tal sentimento, duas partes deste órgão são ativadas: pré-frontal medial ventral e o córtex na porção dorsal.
Estas áreas estão ligadas às percepções de recompensa, moralidade, interações sociais positivas e capacidade de entender o que os outros pensam.
Mas isso não é tudo, o estudo comprovou ainda que a gratidão fortalece o vínculo interpessoal, auxilia no bem-estar, aumenta a resiliência, reduz o estresse e ajuda a prevenir depressão.
Portanto, o estudo constatou que quem agradece regularmente mantém maiores níveis de alegria e emoções positivas.
Mas como começar a praticar a gratidão? E tornar isso um hábito?
É aí que entra a meditação para gratidão, porque nenhuma pessoa vai mudar o seu mindset da noite para o dia, será preciso um trabalho consistente para treinar o olhar da mente para as nossas abundâncias.
O que é a meditação para gratidão?

A meditação para gratidão consiste em realizar a prática tradicional de meditação, com foco em direcionar os seus pensamentos para coisas ou pessoas que desperte o sentimento de gratidão, ou seja, treinamos a mente para olhar as coisas boas em nossa vida e agradecer por tê-las.
O objetivo deste tipo de meditação é treinar a sua mente e expandir a sua autoconsciência acerca do que é realmente valioso em sua vida, obviamente, não precisa ser nada grandioso.
Por exemplo, ter o pai e a mãe vivos e casados, é motivo de agradecer, pois muitas pessoas como eu, não tem pais casados e não tem mãe viva.
Outro exemplo, pensar em como você é abençoado por ter um lar, cama, banho quente, comida e entretenimento é outro motivo de agradecer, muitas pessoas não tem isso, algumas vivem nas ruas como animais revirando lixo.
A meditação para gratidão vai te ajudar a cultivar o hábito de agradecer e irá amenizar os pensamentos negativos, e aumentar os pensamentos positivos. Assim, mesmo diante das dificuldades, você será capaz de se manter otimista.
Como praticar a meditação para gratidão?
- Escolha um local tranquilo, onde não será incomodado (a).
- Sente-se em uma cadeira ou em uma almofada com as costas ereta, se meditar em uma cadeira mantenha os pés no chão, se for na almofada, cruze as pernas.
- Após se acomodar, feche os olhos e procure fazer três respirações profundas, inspirando pelo nariz contando até 04, depois soltando pela boca contando até 08, deixando os pensamentos irem e virem como nuvens no céu.
- Então após realizar as respirações profundas você vai começar a direcionar os seus pensamentos para o que te faz sentir grato, sempre usando a respiração como âncora, quando começar divagar e perder o foco da prática.
- Cultive essa postura por 05 minutos.
- Ao final, volte sua atenção ao corpo, sentindo as sensações do corpo, os sons ao seu redor e vá abrindo lentamente os olhos e se quiser pode se alongar um pouco.
O ideal é fazer a meditação para gratidão todas as manhãs, antes de começar o dia, e com o tempo se quiser pode aumentar o tempo de prática. Mas, é muito melhor que você priorize a qualidade do que quantidade, é melhor fazer 05 minutos com foco e conforto, do que 15 minutos com desconforto e dispersão.
Se você quiser saber mais sobre meditação e aprender outras práticas e técnicas meditativas, te convido a se inscrever no Curso de Meditação Online, ministrado por Gabriela Rivetti. Este curso que soma mais de 6.000 alunos, ensina um passo a passo prático para quem quer aprender a meditar e tirar melhor proveito da prática e, assim, conseguir desenvolver inteligência emocional, autoconhecimento, produtividade e muito mais.
Faça agora mesmo sua inscrição e mude sua vida!
Sobre o Autor
0 Comentários