Hábito de Ler: 3 dicas para cultivar a leitura em sua rotina
O hábito de ler pode transformar o nosso estilo de vida, aumentar nosso conhecimento, desenvolver nossa comunicação, expandir nossa percepção de mundo e potencializar as chances de obter uma boa colocação no mercado de trabalho ou impulsionar as chances de conseguir uma promoção.
Frequentemente os nossos professores tentaram de uma maneira ou de outra cultivar o hábito da leitura em nossa rotina justamente pelo potencial transformador que ela possui, mas este hábito cativa poucos e parece que mesmo tentando adotá-lo, talvez, indo contra a própria vontade, essa atividade não se torna um hábito. Porque isso acontece?
Bem, isso pode acontecer por vários motivos, alguns deles podem ser um ambiente barulhento e com interrupções frequentes, um livro que não faz sentido para você, implementação abrupta do hábito, isto é, querer ler de 30 minutos para mais em um primeiro contato com a prática e diversos outros fatores que torna o hábito de ler um desafio quase intransponível.
Por isso vou dar algumas dicas práticas e bem simples para lhe ajudar na construção deste hábito, lembrando que não são regras, você pode moldar e mudar de acordo com seu gosto e estilo.
1º Escolha bem seu “amigo” pelo próximos dias
Á primeira vista, é interessante encarar os livros como sendo um amigo, pois com eles você vai encontrar consolo, conselhos, boas risadas, aprendizados relevantes e muito mais. Sendo assim, da mesma forma que escolhemos bem nossos amigos, também devemos escolher bem os nossos livros, porque essa escolha será um fator chave para desenvolver o hábito de ler.
Porque um livro de acordo com seu interesse, gosto, estilo, valores e princípios prenderá mais facilmente sua atenção, evitando que você fique disperso durante a leitura e, certamente, você terá mais desejo de lê-lo.
Muitas vezes as pessoas não conseguem adotar o hábito de ler por que escolhem mal os seus livros, se prendem a livros chatos, com linguagem difícil e que não faz sentido algum com o seu estilo, então atenha-se a esta primeira dica e seja seletivo com os seus primeiros livros.
Conforme você consolidar a leitura em sua vida a sua capacidade de interpretação, vocabulário, raciocínio e bagagem intelectual irá aumentar, permitindo que você leia obras mais complexas, sem dormir nos primeiros parágrafos. Mas no inicio, pegue leve, busque por livros de linguagem fácil e que seja do seu interesse, lembre-se que o livro em questão será seu companheiro nas próximas semanas ou meses.
2º Crie um ambiente ideal para sua leitura
A princípio quando vamos receber amigos em casa, geralmente nós organizamos algumas coisas para que o ambiente converse com o momento que desejamos criar, não é mesmo? Desse modo conseguimos direcionar as circunstâncias para um determinado resultado, da mesma forma, quando cogitamos o hábito de ler também devemos organizar o ambiente para ter um momento de leitura agradável.
Porque um ambiente ruidoso, com excessivo movimento de pessoas, muito quente ou muito frio, com insetos entre outros problemas afeta a concentração que prejudica o foco e este afeta o entendimento, gerando uma péssima qualidade da leitura.
Então é muito importante encontrar um lugar adequado na sua casa ou qualquer outro lugar que achar apropriado para cultivar o hábito de ler, isso ajudará em relação a concentração, foco e entendimento, e caso seja necessário, você pode ouvir músicas que aumentam a concentração com base em ondas cerebrais, a melhor para este caso é a onda Alfa.
3º Tenha o hábito de ler todos os dias
Segundo um estudo, quando repetimos algo consistentemente por 66 dias, isso se torna um hábito, por isso é importante ler todos os dias ou quantas vezes a sua rotina permitir, isso é fundamental para construir o hábito de ler.
Sendo assim, separe alguns minutos de leitura todos os dias, não estou falando de 30 ou 20 minutos por dia, mas de 10 ou 05 minutos para adaptar o cérebro ao novo hábito, de modo que ele se consolide e vire algo automático e rotineiro no seu dia a dia.
Portanto leia de tudo, não precisa ser apenas o livro que escolheu para construir o hábito, desenvolva sua curiosidade, experimente ler noticias ao invés de ouvi-las pelo rádio ou vê-las pelas TV, pesquise assuntos do seu interesse, devore todo e qualquer texto que ver pela frente. Faça um teste, comece gastar mais tempo lendo do que vendo televisão, navegando nas redes sociais, jogando ou fazendo qualquer outra coisa que deixa seu cérebro preguiçoso e você vai ver o que acontece com a sua vida dentro de um ano!
De fato, ninguém é obrigado a ler e não é bom que a leitura seja vista desse modo, porque o hábito de ler esta ao nosso dispor para informar, entreter e nos desenvolver como seres racionais, certamente é mais benéfico enxergar a leitura como um momento de lazer, descoberta, aventura e aprendizado do que mais uma tarefa chata e monótona.
Com a leitura criamos possibilidades, ganhamos novos horizontes, podemos nos conectar com pessoas novas, conhecer lugares novos e ampliar nosso mundo de maneira extraordinária, tudo isso depende apenas de você, do seu esforço, da sua persistência e do seu foco, eu posso te ajudar com a construção deste hábito, você quer?
Sou formado como Lifecoaching pela SBCoaching, uma instituição de coaching renomada no Brasil e no exterior, na qual tive contato com grandes nomes do universo de coaching como Flora Victoria e Villela da Matta, além disso, sou coach de psicologia positiva aplicada, criada por Martin Seligman. Com toda a bagagem da minha formação, em poucos atendimentos, posso ajudar você por meio de uma metodologia e de ferramentas comprovadas cientificamente, clique na imagem abaixo para ter mais informações sobre os atendimentos ou envie uma mensagem para mim estou disposto a ouvir sua necessidade e propor a solução ideal para os seus desafios. Estou esperando!
Sobre o Autor
0 Comentários