Desenvolver inteligência emocional pode te fazer mais feliz

Em primeiro lugar, quando se trata de felicidade e sucesso na vida, o quociente emocional (QE) importa tanto quanto o quociente de inteligência (QI). Por isso, desenvolver inteligência emocional é fundamental.

“O que realmente importa para o sucesso, caráter, felicidade e conquistas ao longo da vida é um conjunto definido de habilidades emocionais, e não apenas habilidades puramente cognitivas como o QI…” Daniel Goleman. 

O que é Inteligência Emocional? 

As emoções desde os primórdios da humanidade representam um papel importantíssimo para a nossa sobrevivência, pois de acordo com a emoção desencadeada o cérebro consegue ativar um conjunto de comportamentos antes mesmo da nossa mente racional se dar conta do que está acontecendo.

Isso é fundamental quando estamos em perigo, pois a emoção torna possível uma resposta rápida ao que nos ameaça. Imagina se tivéssemos que usar a mente racional para pensar no que fazer enquanto um leão estivesse bem diante de nós.

No livro: “Inteligência Emocional – A Teoria Revolucionária Que Redefine O Que é Ser Inteligente”, Daniel Goleman relata um caso muito triste, mas que exemplifica muito bem isso.

Certa vez um casal havia saído para jantar. Ao voltar, ambos escutaram barulhos dentro de casa, eles achavam que a sua filha estava na casa de uma amiga e ia passar a noite por lá. Mas ela estava em casa e havia se escondido dentro do guarda roupa no quarto dos pais, com intuito de assustá-los.

Aos ouvir os  barulhos o pai pegou sua arma e foi em direção ao som, chegando no quarto ele abriu a porta com a arma em punho, e nesse momento a jovem salta na frente dele, sem hesitar o pai atira contra a própria filha, acertando-a na jugular causando o seu falecimento poucos minutos depois.

Esse é um caso típico onde a emoção inunda a razão. O pai ao chegar e ouvir barulhos, achou que poderia ser um invasor e o medo assumiu o comando. A partir daí o raciocínio lógico desse pai estava temporariamente suspenso e todas as suas reações estavam voltadas para garantir a sua sobrevivência e da sua família.

Assim, ao menor sinal de ameaça, como foi o caso do susto, fez com que ele apertasse o gatilho sem ponderar no que ou em quem estava atirando. Só após passado o pico da emoção, é que a razão voltou a operar, fazendo com que ele tomasse consciência do que havia acabado de fazer. 

A inteligência emocional diz respeito a reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros e saber lidar com eles. Notadamente esse pai, não soube lidar com as próprias emoções e agiu da mesma forma que os nossos ancestrais, simples e puramente pautado na emoção;

Por que desenvolver Inteligência Emocional é importante

Desenvolver inteligência emocional

À primeira vista, desenvolver inteligência emocional é fundamental para que saibamos usar a emoção e não sejamos levados por ela, como aconteceu no relato anterior. 

Desse modo, desenvolver inteligência emocional permite que tenhamos empatia com os outros, nos comuniquemos de forma eficaz, sejamos socialmente conscientes, aprendamos a administrar nossas emoções e não sejamos marionetes delas. 

Porque viver neste mundo significa interagir com diferentes tipos de pessoas, além de enfrentar mudanças, surpresas e infortúnios constantes. Desse modo, se a sua inteligência emocional não é desenvolvida, pode ser que você tenha dificuldades para lidar com essas inconstâncias da vida.

Isto é, ao menor sinal de contradição uma pessoa imatura emocionalmente explode e manda todos para o inferno. Quando um relacionamento acaba, uma pessoa sente dificuldade de desapegar e começa infernizar a vida do(a) ex-cônjuge que rompeu a relação. Ou ainda, pode fazer com que o indivíduo passe pela vida reclamando dos problemas sem conseguir dar a volta por cima.

Portanto, aprender a desenvolver inteligência emocional é importante para lidar com essas variáveis da vida e para ser feliz, pois nós agimos na maior parte do tempo na emoção e pouquíssimo na razão. Logo, aprender a gerir emoções proporcionará maior liberdade e consciência.

04 pilares para ser inteligente emocionalmente

Em seu livro, Daniel Goleman expôs 04 pilares essenciais para desenvolver a inteligência emocional, sendo eles:

  1. Ter consciência dos seus sentimentos e emoções 

A capacidade de reconhecer o que você está sentindo e também entender como suas emoções e ações podem afetar os outros é muito importante para entender quais emoções devem ser melhor administradas e quais comportamentos devem ser alterados.

  1. Saber manter o equilíbrio  

Ser capaz de regular e gerenciar as emoções traz paz de espírito, te ajuda a responder às situações de maneira mais branda e lhe dá capacidade de equilibrar razão e emoção.

  1. Manter-se motivado(a) 

Pessoas emocionalmente inteligentes são motivadas por coisas além do dinheiro, fama ou sucesso, a sua motivação é intrínseca, ou seja, vem de dentro para fora. Dessa forma elas possuem mais força para lidar com as adversidades. 

  1. Buscar ser uma pessoa empática 

Desenvolver inteligência emocional também significa ser capaz de entender o que os outros sentem. E isso nos ajuda a ter compaixão e ser gentis com os outros, buscando apoiar da forma que pudermos. 

Certamente a inteligência emocional está ligada ao autocontrole e ao autoconhecimento. Se você passar a conhecer como é que você reage a suas emoções e as emoções dos outros, será mais “fácil” desenvolver o que o Daniel Goleman chama de pilares da Inteligência Emocional.

Sendo assim tudo começa na observação de si mesmo, entendendo como funcionam as “engrenagens” do seu ser. Por isso a meditação nesse quesito é fundamental por que essa prática te educa a olhar para você mesmo sem se perder nos devaneios da mente ou se identificar com os pensamentos aleatórios.

Você pode ter acesso agora mesmo ao treinamento de meditação online, com acesso vitalício para que possa aprender e tirar maior proveito desta prática e, assim, aos poucos desenvolver inteligência emocional. Então garanta já a sua vaga, clique aqui e faça a sua inscrição.

Compartilhe |

Fernando Ferreira

Formado como Life Coach e psicologia positiva aplicada pela SBCoaching e autodidata dedicado a entender o que faz o ser humano ser feliz, realizado e bem-sucedido na vida.

Gostou do conteúdo? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Treinamento de atenção plena

Afiliado