Pessoa que não aceita críticas: o que fazer?

Menos de 4 minutos

A princípio, uma pessoa que não aceita críticas age na defensiva e leva as críticas para o lado pessoal. Além de não dar abertura para o próximo, são arrogantes, egocêntricos e inseguros.

De fato, nem todos reagem da mesma forma quando são criticados, porém, se as críticas, até mesmo as construtivas, te afetam negativamente, você pode ter problema de ego, que te impede de ouvir críticas de forma positiva.

Logo, é preciso ter cuidado ao demonstrar suas reações quando receber uma crítica, para não começar um conflito desnecessário sobre um feedback. Porque, isso pode minar oportunidades, estagnar o seu crescimento, desfazer relacionamentos etc.

É preciso saber lidar com as críticas e ter em mente que elas vão agregar muito valor a sua trajetória pessoal e profissional.

Portanto, ser criticado faz parte da vida e devemos estar sempre preparados para lidar com elas nas mais diversas situações. Sendo assim, neste conteúdo vamos entender como lidar com as críticas, para que você não seja uma pessoa que não aceita críticas.

Diferença entre crítica destrutiva e construtiva

Primeiramente, a crítica construtiva ajuda em nossa performance, pois a forma como são dadas nos ajuda a reavaliar nosso comportamento, pensamento, atividade e a forma de ver a vida.

Por outro lado, as críticas destrutivas são feitas de um modo grosseiro, com ofensas, e acusações, que mais despertam raiva, culpa e desmotivação do que impulsiona nosso crescimento.

Então, antes de você se culpar e dizer que é uma pessoa que não aceita críticas, avalie se a crítica foi feita da maneira correta. Caso contrário, é natural que você sinta relutância em aceitar tal feedback, porque quando a crítica é dada da forma correta, o sentimento que você deve sentir é gratidão, acolhimento, motivação e não sentimentos negativos.

Contudo, se a crítica foi dada da forma correta e, ainda sim, você nota uma certa relutância em aceitar o feedback e, de algum modo invalidar a crítica dada, é hora de mudar o seu mindset.

Por que é difícil aceitar uma crítica?

Crítica

Segundo um estudo conduzido pela equipe do instituto canadense PsychTests com 03 mil pessoas revelou que 66% das pessoas, que participaram do estudo, não conseguem receber uma crítica de forma positiva. 

Isto é, ao receber uma crítica, as pessoas ficam remoendo o feedback, sem sentir vontade de mudar o seu comportamento ou discutir mais a fundo com a pessoa que o criticou.

A rejeição a crítica pode estar ligada ao ego, pois uma pessoa com “ego inflado” acredita que tudo o que ela faz é ótimo e sem defeito, e quando confrontada com feedbacks negativos, sente-se ofendida e acha que o autor da crítica está implicando com ela.

Isso é um grande obstáculo para uma pessoa que não aceita críticas, pois essa crença cega em si mesmo, esse medo de mostrar vulnerabilidade e querer ser superior aos outros, impede que ela desenvolva a humildade, brandura, autoconsciência, autoconfiança etc. 

Para a pessoa que não aceita críticas, como lidar com elas?

O grande problema de uma pessoa que não aceita críticas é que ela não compreende, que a opinião de outros, pode ajudá-la a enxergar novos pontos de vista que ainda não havia pensado.

Então é importante começar a se abrir para o que os outros te falam sobre qualquer coisa, já que elas podem dar insights que vão ajudar você a se lapidar. No entanto, é importante filtrar as críticas que os outros fazem sobre você ou sobre algo que fez.

Essa filtragem, pode ser feita avaliando se o que foi dito tem algum fundo de verdade e como você pode usar essa crítica para se aperfeiçoar.

Entretanto, se você tomar consciência que cometeu um erro, e suas atitudes prejudicaram alguém, não hesite, peça desculpas.  Isto fará com que a sua autoestima melhore, bem como a percepção que tem da sua capacidade perante conflitos, e a imagem que os outros têm de você.

Além disso, agradeça a pessoa que te deu o feedback, seja em um ambiente profissional ou familiar, e reflita sobre o feedback que recebeu, anote os pontos importantes e o que deve ser mudado.

Sendo assim, ao receber uma crítica, tente evitar ser uma pessoa que não aceita críticas, tire dúvidas para entender a opinião da pessoa, e utilize a sua capacidade de adaptar-se às mudanças e os seus pontos fortes para realizar os ajustes necessários.

Dessa forma, aos poucos você se tornará uma pessoa mais receptiva, e você pode ainda desenvolver qualidades essenciais que te ajudaram nesse processo, se adotar o hábito de meditar. 

A meditação pode te ajudar a aumentar o seu autoconhecimento, inteligência emocional, autoconsciência, equilíbrio interior e muito mais, conheça agora mesmo o Treinamento Online de Meditação para aprender a prática da maneira correta.

Faça já sua inscrição.

Treinamento online de meditação

Inteligência emocional

Sobre o Autor

Fernando Ferreira
Fernando Ferreira

Formado como Life Coach e psicologia positiva aplicada pela SBCoaching e autodidata dedicado a entender o que faz o ser humano ser feliz, realizado e bem-sucedido na vida.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Adorei. Eu tenho problemas em aceitar críticas negativas. MTS vezes eu tento dar minha colaboração seja no trabalho ou não, Ms é sempre como de eu estivesse me metendo. Eis aí o medo até de ajudar. Eu tomo iniciativa, sou criativa…Ms não sou aceita, entende? E qdo me criticam eu fecho a cara e não sei ms sorrir. E mesmo assim, as pessoas vêm me cobrar sorrisos e é aí q eu fico
    P da vida. Não me cobre sorrisos por favor. Eu sorrio qdo quero. Não sou obrigada a nada. Dá licença?

    • De fato Waneide, é muito dificil aceitar críticas, eu tive esse problema ao longo de muitos anos, e ficava assim também. Sempre encarava a crítica como um ataque pessoal, não como uma ferramenta para me desenvolver. E você está certa, você precisa do seu tempo para absorver o feedback, ninguém deve te cobrar nada! 🙂

Inteligência emocional