5 hábitos para fortalecer o mindset de crescimento
Primeiramente, você é daqueles que diante de algo novo diz: “isso não é pra mim”, “eu não nasci pra isso”, “essa pessoa tem talento ou sorte”? Pois é, essas são características que indicam um mindset fixo, que diferente do mindset de crescimento, acredita-se que as coisas são como são e não há como mudá-las.
Por outro lado o growth mindset, outro termo para se referir a mentalidade de crescimento, encara as coisas como mutáveis. Isto é, qualidades, alterações de comportamentos, relações melhores e tudo oque quisermos são possíveis de serem cultivadas.
Esse conceito foi criado pela pesquisadora Carol Dweck, em seu livro: “Mindset: a Nova Psicologia do Sucesso”, ela defende que acreditar na possibilidade de crescimento é decisivo para romper padrões e superar limites. O que nos permite alcançar grandes realizações. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue aqui comigo para saber mais!
O impacto do mindset de crescimento em nossa vida
Como vimos, por meio de alguns comportamentos e expressões, algumas pessoas demonstram um mindset fixo. Esse tipo de mindset, opera na crença de que nossa inteligência é fixa, ou seja, nós nascemos com inclinação para certas coisas e outras, definitivamente, não são a nossa praia.
As pessoas com Mindset fixo são mais limitadas, desistem com mais facilidade e tendem a ser negativas e pessimistas, muitas vezes até, desencorajando aqueles com um mindset de crescimento.
Em contrapartida, as pessoas com mindset de crescimento sabem que a sua inteligência é maleável e o que é chamado de sorte ou talento são resultados de grandes esforços. Justamente por isso, essas pessoas são mais perseverantes e otimistas mesmo quando o cenário não é favorável.
Ter um growth mindset é muito importante para alcançar o sucesso, pois as realizações em nossa vida não depende apenas das circunstâncias externas, mas também de algo que está sob nosso controle: a mentalidade. A nossa visão sobre nós mesmos, é sim, vital para os nossos resultados.
Em contraste, Carol Dweck de acordo com os seus estudos sobre nossas crenças, conscientes e inconscientes, afirma que: “o’que acreditamos sobre nós mesmos, afeta fortemente o que somos e o que queremos”. O que Dweck está tentando nos dizer é que até mesmo nossa personalidade pode ser moldada, em algum grau, pelo nosso mindset.
Como desenvolver mindset de crescimento?
Estando ciente da necessidade de desenvolver o mindset de crescimento para cada vez mais eliminar o mindset fixo, é hora de adotar alguns hábitos para alimentar a mentalidade de crescimento. Portanto, a seguir você vai ver 5 hábitos interessantes que vão ajudar você a fazer isso, acompanhe.
Capacitação
Sem dúvida a capacitação em algum campo do saber do seu interesse é sempre o melhor caminho, para o seu desenvolvimento profissional e para alimentar a sua mente com novos aprendizados. Assim, quanto mais estudamos, mais contato temos com diferentes pontos de vista sobre diversos assuntos, nos levando a feliz constatação que nada é fixo, estável e absoluto.
Leitura
A leitura é uma importante aliada na construção do mindset de crescimento, pois os livros de qualquer gênero oferecerá novos conhecimentos e realidades muito diferentes das suas. Os livros sempre tiveram esse poder de nos levar a entender diversas vivências que muitas vezes ainda não vivemos. Portanto ler, é um convite à humildade e ao crescimento constante.
Mindset de crescimento – Coach
Infelizmente, o uso deste termo tem sido banalizado e usado de forma indevida por pessoas que prometem mudar a vida dos outros de forma milagrosa, com métodos mágicos. Portanto tome cuidado, escolha um coach certificado por instituições reconhecidas pelos órgãos regulatórios da profissão. Esse profissional pode ajudar você a descobrir os seus pontos fortes e fracos, promover comportamentos mais positivos, elevando o seu crescimento.
Terapia
Não há nada de errado com a terapia, ok? Ela é um convite ao autoconhecimento. Ela não é tão prática como as consultas com um coach, mas isso não tira dela as suas vantagens. Porque a metodologia usada na terapia, vai além do que está na superfície, ela olha o que está por trás das suas dificuldades e limitações, buscando remontar os períodos da infância para resolver traumas. Conhecer os seus motivos mais íntimos é fundamental para consolidar o mindset de crescimento.
Meditação
Antes de tudo, meditar é o ato de voltar a sua atenção à respiração sem se deixar levar pelos seus pensamentos, essa prática vai ajudar você a entender como funcionam os mecanismos da sua mente. Dessa forma, você vai perceber que os conteúdos da mente não são tão sólidos como imaginamos, os pensamentos são como nuvens que logo passam e desaparecem na vastidão da mente.
Talvez possa lhe interessar..
- Meditação para gratidão ajuda fortalecer o Mindset positivo
- Tipos de meditação – Confira 03 meditações e como fazer cada uma!
- Meditação: 7 Benefícios Garantidos!
- Como meditar sem se sentir perdido e aumentar seu autoconhecimento?
Caso queira aprender a meditar com um profissional formado no assunto, te convido a conhecer o Treinamento de Meditação, aulas totalmente práticas, com certificado ao final do curso e acesso vitalício à plataforma. Experimente por 7 dias, se não gostar poderá ter o dinheiro de volta.
Gostou do conteúdo? Então, compartilhe nas redes sociais.
Sobre o Autor
0 Comentários