Correr faz bem para o cérebro – Saiba mais

A princípio correr faz bem para saúde e este é um tipo de atividade física que possuí pouco ou quase nenhum investimento. Também é uma ótima opção para quem curte o ar livre e não é muito fã de academias.

Sem dúvida a corrida a cada dia ganha novos adeptos, durante a pandemia da Covid-19, o número de praticantes aumentou exponencialmente.

Esse tipo de atividade física é muito procurado por mulheres que desejam emagrecer, porque acelera o metabolismo, fazendo com que a queima de gordura ocorra de modo mais eficiente.

Além disso, o aumento do metabolismo devido a corrida faz com que seu organismo continue acelerado mesmo depois de horas da corrida. Portanto a queima de gordura continua ocorrendo mesmo enquanto você descansa! Por isso muito se fala sobre a regularidade da atividade e não a quantidade de tempo fazendo o exercício.

Contudo os benefícios desta atividade não ficam limitados apenas ao emagrecimento. A corrida faz bem para manter a forma, trabalhar a resistência muscular, tonificar as coxas etc. Para mim o benefício mais relevante desta prática é forma como ela potencializa o cérebro em quesito humor, memória e aprendizado!

Por que correr faz bem?

A fim de motivar você a construir este hábito de vital importância para o seu desenvolvimento físico e mental fiz uma extensa pesquisa e trouxe alguns benefícios mostrando porque correr faz bem.

  1. Reduz o peso;
  2. Melhora o nível do colesterol;
  3. Reduz risco de infarto;
  4. Melhora a capacidade cardiorrespiratória;
  5. Aumenta massa muscular;
  6. Reduz variação da pressão arterial de repouso;
  7. Melhora circulação sanguínea, diminuindo problemas do coração;
  8. Reduz substâncias tóxicas que circulam pelo corpo;
  9. Melhora funcionamento do rim;
  10. Estimula formação de massa óssea;
  11. Melhora qualidade do sono;
  12. Aumenta condicionamento físico;
  13. Melhora autoestima;
  14. Proporciona bem-estar;
  15. Aumenta a eficiência do metabolismo;
  16. Diminui estresse e sintomas depressivos;
  17. Aumenta longevidade;
Benefícios da corrida
Quanto antes você começar correr mais rápido terá os benefícios citados!

Certamente alguns benefícios irão aparecer logo nas primeiras semanas de prática, outros só aparecerão do 1º ao 3º mês e ainda outros só após o 3º mês. Portanto a consistência do exercício é tudo!

Bem, agora que entendeu porquê correr faz bem vamos descobrir quais partes do corpo são trabalhadas durante a prática.

Correr faz bem para nossos músculos

A primeira vista para fazer as engrenagens do nosso corpo funcionar adequadamente nós possuímos um total de 650 músculos! Alguns desses músculos são trabalhados durante a corrida.

Então ao correr você trabalha os seguintes músculos das partes inferiores:

  • Glúteo máximo;
  • Quadríceps;
  • Musculatura posterior da coxa;
  • Panturrilha;

Também os músculos dos membros superiores:

  • Bíceps;
  • Deltoides;

Ao correr movimentamos todo nosso corpo, assim, trabalhamos vários grupos musculares ao mesmo tempo. Mas é preciso atenção para fazer o exercício corretamente!

Buscando se alongar antes da corrida e correr em um ritmo adequado ao seu condicionamento físico. Além disso alimente-se uns 30 minutos ou 01 hora antes da atividade, dependendo do alimento ingerido.

Como havia dito, a corrida vai muito além do desenvolvimento muscular. Correr faz bem ao cérebro tornando-o mais forte contra “doenças psíquicas”!

A corrida como aliada do cérebro

correr faz bem
Dr. Ben Martynoga

Em primeiro lugar, você já se questionou sobre o que acontece no cérebro quando você está correndo? Sem dúvida a corrida traz diversos resultados para o seu temperamento, estresse e hormônios.

Segundo as explicações do neurocientista Ben Martynoga, existem diversas curiosidades que ocorrem no cérebro durante e após a corrida.

Vamos ver algumas delas.

Correr é uma droga!

Ao correr é liberado em seu corpo jatos de endorfina e endocanabinóides”.

Diz o neurocientista, Ben.

Assim o corpo cria uma espécie de droga! As endorfinas são como os opiáceos (morfina), e os endocanabinóides atua de maneira similar a cannabis (maconha). Em conclusão, a corrida não é apenas fisicamente viciante, é também uma experiência muito prazerosa. 

Correr faz bem para aliviar o estresse

Sem dúvida se você estiver tendo um dia estressante em casa, no trabalho, na faculdade ou em qualquer outro ambiente, esse estresse irá afetar seu estado físico e mental! Martynoga explica a reação do cérebro perante o estresse nas seguintes palavras:

O hipocampo que é a base do nosso cérebro, irá transmitir um sinal para glândula pituitária. Em conjunto com o hipocampo a glândula pituitária enviará um sinal para as glândulas adrenais, que se localiza acima dos rins. Como resultado seu corpo lutará contra essa reação que produz a adrenalina e o cortisol. Assim o corpo aumentará o batimento cardíaco, irá dilatar as pupilas e a pressão sanguínea e a respiração irá aumentar!

Portanto seja qual for a atividade que estiver exercendo, certamente, essa reação do estresse no seu corpo não irá ajudar a lidar com a situação. Então se frequentemente você costuma se estressar, correr faz bem para lidar com toda essa agitação interna.

Pois, como vimos anteriormente, durante a corrida é liberado hormônios do bem que podem combater os hormônios do estresse!

correr faz bem
Correr é uma ótima válvula de escape, ajuda dissipar toda tensão, sobrecarga e estresse decorrentes das atividades do dia a dia.

Fomos feitos para estar em atividade!

Olhando para a evolução do homem fica claro que nosso corpo precisa estar em atividade. E a corrida é uma ótima maneira de se colocar em movimento, também é uma excelente opção para assumir o “controle” da sua mente”.

Afirma, Ben Martynoga

De fato, existem evidências sólidas de que a corrida melhora a função executiva do cérebro, que é a habilidade de direcionar a atenção, manter o foco e resolver problemas.

Aumenta a atenção plena

Correr pode levar o indivíduo a um estado meditativo, ocasionando uma sensação de estar no momento presente. Por que durante a corrida você se concentra na respiração, nos passos e no seu entorno”.

Explica o neurocientista Martynoga

Então dependendo do tempo e do foco durante a execução da atividade: “você pode entrar em um estado contemplativo no qual não irá se preocupar com aquilo que aconteceu ou aquilo que pode acontecer”. Diz Ben!

Como resultado, você vai chegar em casa sem o peso dos problemas da rotina. Logo isso representará um aumento do bem-estar e da sua qualidade de vida.

Correr faz bem para memória!

Sem dúvida, os efeitos da corrida para a melhora da atenção e da memória continuam após a corrida”, diz Ben Martynoga. Embora seu corpo esfrie após a corrida, acreditamos que esta melhoria é acumulativa. Pois há evidências, de que o constante exercício ao longo dos meses pode aumentar o tamanho do hipocampo que está associado a melhoria em certas funções da memória”, conclui Ben.

Conclusão

Certamente ficar sentado o dia todo é perigoso! Isso não é ruim apenas para o corpo, mas também para cérebro. Por que isto mexe com nossa habilidade de lidar com o mundo

Afirma Ben.

Portanto é aconselhável se quiser “colher” os  benefícios que mencionei ao longo do artigo, se comprometer e dar o primeiro passo, priorizando o tempo que você direciona para a atividade.

Então procure estabelecer um cronograma definindo os dias e horários para fazer sua corrida, cuide alimentação e dê um descanso adequado ao seu corpo.

Acima de tudo, lute contra a procrastinação! Sem dúvida, essa atitude causará um conflito com seu cérebro, que está acostumado com “sombra e água fresca”. Mas se você resistir logo a corrida vai fazer parte da sua rotina, se tornando um hábito fundamental para o seu bem-estar.

E aí meu amigo ou amiga vocês verão suas vidas sendo transformadas devido a uma simples mudança na sua rotina!

Mas antes de adotar esse hábito, procure seguir a seguintes recomendações:

  • Consultar um médico;
  • Usar roupas leves e tênis adequado;
  • Alongar-se
  • Começar devagar, priorizar a regularidade e não o tempo de atividade;
  • Ao correr a noite procure correr três horas antes de ir dormir;
  • Beba água;
  • Cuide da alimentação;
  • Descanse;

Tendo esses cuidados e realizar a prática de modo regular, no mínimo umas três vezes por semana, seu corpo e sua mente logo sentirão os benefícios! Por fim, espero que você volte e me conte nos comentários ou me envie um E-mail descrevendo como sua vida mudou devido a adoção deste simples hábito!

Fernando Ferreira

Formado como Life Coach e psicologia positiva aplicada pela SBCoaching e autodidata dedicado a entender o que faz o ser humano ser feliz, realizado e bem-sucedido na vida.

Gostou do conteúdo? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Treinamento de atenção plena

Afiliado