Hábito: veja como melhorar a sua vida com pequenas atitudes

A princípio você vive uma rotina sufocante, só de acordar você já pensa: “Que saco!” ou ao final do dia se sente esgotado e constantemente insatisfeito com seus resultados e com sua vida de modo geral? Você sabia que com apenas a mudança de hábito é o suficiente para transformar seu estilo de vida e te dar mais satisfação no dia a dia?

É muito comum pessoas com hábitos tóxicos terem baixa produtividade, menor disposição, ficar estagnado, ter desmotivação, se tornar infeliz etc.

Essas pessoas dão pouca importância para estruturação adequada da sua rotina, simplesmente segue o que precisa ser feito no dia, sem dar muita importância ao que estão fazendo e se essas coisas vão edificar de alguma maneira.

Neste artigo você vai aprender identificar e mudar seus hábitos ruins por hábitos bons e vou revelar 04 hábitos mentais para lidar com crises.

Então acompanhe este conteúdo até o fim para entender mais a respeito do hábito e mudar seu estilo de vida para melhor.

A importância do hábito

Á primeira vista o hábito é um comportamento aprendido que se repete com regularidade, sem dúvida, durante a vida nós adotamos e excluímos muitos hábitos, alguns bons outros ruins.

Sendo assim todos os hábitos que temos ao longo do dia tornam-se um conjunto de hábitos, que por sua vez formam a rotina.

Portanto o hábito exerce uma tremenda força em nossa vida, se temos bons hábitos teremos uma vida melhor, agora se cultivamos hábitos ruins as coisas não vão se sair muito bem.

Então perceba, o hábito é a estrutura básica do nosso dia a dia, se mudarmos os hábitos tóxicos que não acrescentam nada em nossa vida por hábitos que pode alavancar nossos resultados, podemos melhorar nosso estilo de vida e nos direcionar para o crescimento pessoal.

Esse é o segredo da evolução!

Quais hábitos você tem da hora que acorda até a hora que deita? Estes hábitos são bons ou ruins?

Faça uma lista de todos os hábitos que você tem durante o dia, risque a folha no meio e intitule do lado esquerdo hábito ruins e do lado direito hábitos bons, siga listando os hábitos ruins do lado esquerdo e os bons do lado direito.

Ao identificar os hábitos ruins, pense e liste quais hábitos seriam melhores no lugar destes.

Desse modo é fácil encontrar os hábitos que estão te prendendo para substitui-los por outros melhores e, assim, você ataca diretamente o que está bloqueando sua alta performance!

Como o hábito pode ajudar em momentos de crise?

Em tempos de crise é muito importante escolher bem os hábitos que você vai adotar, como exemplo, na pandemia da Covid-19, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é: “fique em casa“.

Então como tornar essa crise em um momento produtivo e não um momento para buscar culpados, reclamar da situação ou gastar tempo a toa com atividades irrelevantes?

A resposta é simples meu amigo, use esse momento para analisar e mudar teus hábitos, habitue-se a fazer coisas que vão ajudar aumentar seu conhecimento, controle emocional, autoconhecimento, foco e diminuir a ansiedade, sair da estagnação e assim por diante.

O hábito é o caminho para te ajudar a superar qualquer momento de crise, por meio da adoção do novos comportamentos, atividades e atitudes podemos mudar nossa realidade.

Sem dúvida muitas pessoas encaram os problemas como algo extremamente negativo, mas as coisas não são bem assim, cada momento sendo ele bom ou ruim traz uma lição importante e é por meio dos problemas que podemos fazer uma autoanalise e desenvolver aspectos importantes para nos tornarmos mais coerentes ao momento.

Se temos o hábito de ler, meditar, escrever, fazer exercícios entre outras coisas, certamente, teremos mais força e perspectiva ao lidar com uma crise.

Contudo quando falamos de hábito, não me refiro apenas as atividades do cotidiano, a forma com que pensamos sobre tudo ao nosso redor também é um habito, é nosso modo de ser.

E com persistência, consistência e esforço, podemos mudar para melhor nosso hábito de pensar e lidar com a crise por meio de outra perspectiva.

Confira alguns hábitos mentais para superar crises, problemas e dificuldades.

1º Compreender e Aceitar o Momento!

hábitos
Cultive o hábito de analisar a situação.

A primeira vista é natural que as crises nos tire da zona de conforto, e é bom que isso aconteça.

Porque enquanto a zona de conforto te proporcionar segurança, conforto, estabilidade e confiança não tem por que mudar, você concorda?

Mas mesmo assim, muitas pessoas insistem em permanecer na zona de conforto quando o momento pede uma decisão, atitude e mudança, esses indivíduos finge que o problema não existe e age como se tudo estivesse como antes.

Isso é um risco, pois os problemas empurrados para debaixo do tapete avança em gravidade e complexidade, então o que era relativamente fácil de ser resolvido, acaba se transformando num emaranhado de situações conflitantes, sendo difícil achar a causa do problema.

Sendo assim, o primeiro hábito mental é compreender e aceitar a situação!

Pois o hábito de compreender e aceitar a crise ajuda a ter maior perspectiva e encontrar uma solução adequada para a situação.

Portanto surgiu uma crise? Então diga para si mesmo: “Tudo bem, estou em crise” e busque compreender esta crise perguntando-se “Qual é a causa desta crise?” e “Como resolvê-la?“.

Anote as respostas em um caderno, e não hesite em implementar novas atividades na rotina, mudar comportamentos e desenvolver alguns aspectos da sua personalidade se for preciso para superar a situação, beleza?

Isso vai te colocar em um patamar mais alto do que você estava quando essa crise chegou!

2º Pensamento construtivo

hábito
O hábito de pensar de modo construtivo economiza tempo e dinheiro

A princípio um dos grandes desafios ao enfrentar uma crise é o hábito de focar no problema!

Veja essa história.

Quando a National Aeronautics and Space Administration (NASA) iniciou o lançamento de astronautas para a lua, a agencia descobriu que as canetas não funcionariam com gravidade zero.

E para resolver este enorme problema contrataram a Andersen Consulting, hoje conhecida como Accenture, e dedicaram 10 anos e 12 milhões de dólares para elaborar uma caneta que conseguisse escrever no espaço.

Como resultado, eles conseguiram desenvolver um caneta que escrevesse com gravidade zero, de ponta cabeça e debaixo d´água.

De fato, desenvolveram uma caneta que podia escrever em qualquer superfície, inclusive em cristal e em temperaturas variadas, desde abaixo de zero até mais de 300 graus Celsius. Incrível não é mesmo?

Mas todo esse gasto de tempo e dinheiro poderia ter sido poupado se tivessem feito como os russos, que usaram apenas um lápis!

Isso mostra que muitas vezes a solução de um enorme problema é muito mais simples do que pensamos.

Ao focar no problema a agência do governo estadunidense criou uma solução totalmente nova e complexa, ao invés de pensar em soluções já existentes.

Do mesmo modo ao lidar com nossos problemas pessoais temos que desenvolver o hábito de pensar construtivamente, imaginar e listar todas soluções possíveis para contornar a situação.

E depois de listar as possíveis soluções, vá filtrando para identificar qual é mais coerente para o problema que enfrenta.

3º Pensar positivo

hábitos
Pensar positivamente é um hábito

Buscar pensamentos positivos deve ser um hábito diário, porque esse modo de pensar funciona como um antídoto contra a ansiedade, estresse, preocupação e outros estados aflitivos.

É obvio que para quem não tem a tendência de pensar positivo, não vai começar fazer isso da noite para o dia, é preciso treinar constantemente até a sua mente se acostumar a esse novo modo de pensar.

Existem indivíduos que só pensa no pior das situações, só espera o pior do futuro, só fala coisas negativas e ainda não sabem por que se sentem infelizes.

Em vista disso, o hábito de pensar positivo quebra aos poucos esse ciclo de autodestruição e coloca a pessoa em outro estado mental de esperança, otimismo, gratidão, perseverança, alegria e contentamento.

Portanto diante de qualquer crise, adote o pensamento positivo lógico, que seria pensar além do ruim, focando em soluções boas e que sejam possíveis.

Um hábito prático para lhe ajudar a desenvolver uma mente mais positiva, é escrever todos os dias pela manhã ou antes de deitar, 03 coisas positivas em sua vida.

Faça esse exercício todos os dias durante trinta dias, segundo estudos você terá uma mente mais focada e inclinada a pensar positivo.

4º Tenha o Hábito de Visualizar o Final do Problema

Hábito
Firme o hábito de se projetar no futuro, buscando soluções viáveis para o problema

Sem sombra de dúvidas você é capaz de superar uma crise, independente da sua complexidade!

Afinal de contas, tudo na vida é momentâneo até mesmo para os problemas, por mais difíceis que eles possam parecer no momento um dia eles chegarão ao fim, você concorda comigo?

Mas isso não quer dizer que devemos cruzar os braços e ficar esperando sentados que um dia esses problemas se dissipem sozinhos, é preciso tomar ações necessárias para que no devido tempo eles sejam resolvidos.

Vamos fazer um exercício, feche os olhos por um momento, agora pense em uma situação muito difícil que já enfrentou, lembre-se de cada detalhe.

Por fim faça uma analise, o problema era relevante? Como você superou esse momento difícil? O que você aprendeu com eles? Quais capacidades e habilidades você usou para superar este momento?

Use esse mesmo exercício para os seus problemas atuais, projete-se para o futuro e imagine que o problema que você enfrenta já foi resolvido, depois faça as mesmas perguntas que lhe fiz no parágrafo acima.

Este é o hábito de visualizar o fim da crise, por meio deste hábito você consegue prever a possível solução que usou para resolver o problema.

Conclusão sobre o hábito

hábitos
Reflita sobre tudo que você aprendeu sobre o hábito e coloque em prática

Os hábitos são mutáveis, nós nascemos como um CD virgem, sem memória, sem conhecimento, sem autoconhecimento e sem hábitos.

Tudo o que somos e conhecemos hoje é gravado na gente por meio da escola, da família, dos amigos e da nossa interação com o mundo.

Sendo assim, mesmo que você tenha um hábito há 10 anos você pode mudá-lo, nenhum hábito é intrinsecamente nosso.

Portanto desde que estejamos dispostos a nos esforçar podemos mudar qualquer hábito.

Compartilhe |

Fernando Ferreira

Formado como Life Coach e psicologia positiva aplicada pela SBCoaching e autodidata dedicado a entender o que faz o ser humano ser feliz, realizado e bem-sucedido na vida.

Gostou do conteúdo? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Treinamento de atenção plena

Afiliado