Importância da inteligência emocional para o sucesso
A princípio, saber regular as próprias emoções e sentimentos melhora as relações consigo e com os outros, e permite que você tome decisões mais saudáveis, daí a importância da inteligência emocional.
Além disso, atualmente vivemos na era digital, onde grande parte das funções estão sendo substituídas por máquinas com inteligência artificial e machine learning, que elimina com facilidade qualquer tipo de trabalho repetitivo.
Por isso, as habilidades comportamentais, chamadas soft skills, estão assumindo papéis relevantes e decisivos quanto às oportunidades no mercado de trabalho, visto que tais habilidades não podem ser reproduzidas por máquinas, porque são intrinsecamente humanas.
Sendo assim, precisamos entender a real importância da inteligência emocional para esse cenário, não só para aumentar as nossas oportunidades profissionais, mas também para melhorar a nossa qualidade de vida.
Então, se você costuma ter problemas como falta de autocontrole, ansiedade, dificuldade para lidar com mudanças ou está estagnado na carreira, essa leitura é para você.
Qual a importância da inteligência emocional
A importância da inteligência emocional está no fato de que essa habilidade nos ajuda a ter conhecimento e controle sobre as nossas emoções e sentimentos.
E, nós somos regidos por emoções! Elas fazem parte da nossa biologia, e foram responsáveis por orientar o comportamento dos nossos ancestrais, de modo a ajudá-los a sobreviver aos perigos da época.
De fato, as emoções exerceram um papel vital para a evolução da nossa espécie. Porém, as emoções nos induzem a comportamentos automáticos e reativos, totalmente desprovidos de razão.
Sabe aquele papo, que a luz é mais veloz que o som? Então, algo semelhante acontece com a emoção e a razão. Diante de uma situação conflitante, é a emoção que tende a agir primeiro, e só depois a razão toma consciência do que foi feito.
Por isso, é normal depois de uma situação a pessoa dizer: “porque eu fiz aquilo?”. Já aconteceu isso com você?
Nos tempos em que os nossos ancestrais viviam cercados de predadores, era natural que eles agissem segundo a emoção. Afinal, já pensou se eles parassem para pensar racionalmente sobre o que fazer diante de um dente-de-sabre?
Nesses casos a emoção era vital porque ao ouvir o barulho ameaçador de um predador, que servia como um gatilho, eles não pensavam duas vezes em fugir para um local seguro, ou revidar caso fosse possível.
Mas, hoje a emoção não pode atuar como atuava nos tempos dos nossos ancestrais, daí a importância da inteligência emocional.
Com essa habilidade conseguimos reconhecer nossas emoções, ter controle sobre elas e autorregulá-las para usá-las a nosso favor.
Dessa forma, diminui-se a incidência de ações impulsivas e decisões irracionais, fazendo de você uma pessoa mais assertiva, centrada e empática.
Leia mais: Inteligência Emocional: descubra em detalhes do que se trata
Vantagens em usar as emoções de forma inteligente
- Reduz a ansiedade e o estresse no dia-a-dia
- Melhora a capacidade de tomar decisões
- Aumenta a autoestima e a autoconfiança
- Desenvolve a capacidade de liderança
- Facilidade em superar desafios e a autossabotagem
- Aumento da produtividade
- Responsabilidade afetiva e empatia
- Êxito nos objetivos pessoais
- Maior chance de sucesso profissional
Leia também: Veja 4 hábitos para o treino de inteligência emocional
Inteligência emocional no trabalho
A princípio, a importância da inteligência emocional para o mercado de trabalho ficou comprovado no estudo feito por Travis Bradberry e Jean Greaves, no livro “Inteligência Emocional 2.0”, da TalentSmart.
Neste estudo, eles constataram que a inteligência emocional é responsável por 58% do desempenho profissional. E, que 9 em cada 10 profissionais de alta performance possuem inteligência emocional bem desenvolvida.
Logo, não é de surpreender que os profissionais com inteligência emocional tenham melhores retornos financeiros, ganhando em média, US$29 mil (cerca de R$145 mil) por ano, um valor bem maior que os profissionais sem essa soft skill ganham, é o que aponta o estudo da TalentSmart.
Mas, porque os profissionais com inteligência emocional tendem a gerar resultados tão expressivos? Bem, esses profissionais apresentam algumas características e capacidades que melhoram o seu desempenho, como:
- Não deixam as emoções da vida pessoal afetarem a sua atuação profissional
- Se relacionam bem com colegas de trabalho, independente da hierarquia
- Sabem fazer autogestão
- Recebem com naturalidade um feedback ou crítica e sabem fazê-los de forma construtiva
- Reconhecem o seu papel na organização e o valor do seu trabalho
- Não são excessivamente competitivos, reconhece e respeita o valor de cada um
- Sabem lidar com os desafios, aproveita as oportunidades e propõem soluções
A importância da inteligência emocional é bastante visível, não é mesmo? Portanto, lidar com as suas emoções e as dos outros com racionalidade, cautela e empatia, é o que fará você prosperar nas mais diversas áreas da vida.
Certamente, desenvolver inteligência emocional não é algo que se faz do dia para noite, é um trabalho de formiguinha, que exige esforço diário, disciplina, constância e superação das próprias falhas cotinuamente.
E, se você quiser se desenvolver e se tornar a sua melhor versão, acompanhe e leia outros conteúdos aqui do nosso portal.
Sobre o Autor
0 Comentários