Autoconhecimento: como ele impacta nos seus resultados?
Em muito momentos reflito sobre o fato de que a maioria das pessoas sabem a importância do autoconhecimento, mas mesmo assim não dedicam tempo e esforço para conhecerem a si mesmas e me questino porquê?
Talvez devido a competitividade da nossa sociedade que nos força a enxergar as coisas externas como trabalho, sucesso, fama, dinheiro, promoção, relacionamentos, etc., como sendo a solução ideal para superar as nossas crises.
E também pela própria dificuldade que o caminho do autoconhecimento oferece, poucos se empenham em investigar a si mesmos, a fim de entender melhor a sua personalidade.
No entanto, sabemos que ao invés das coisas externas serem a solução dos nossos problemas, elas são na verdade o grande gerador das crises da sociedade. Essa corrida pelo “ter”, acaba deixando as pessoas mais ansiosas, estressadas, preocupadas e depressivas.
Pois isto nos faz agir como se tudo estivesse longe, como se exigisse um tempo e um esforço grandes demais, o que nos faz esquecer de “olhar para dentro” e refletir sobre nossas vidas.
Portanto, ao quebrar este paradoxo e começar investir no seu autoconhecimento, “olhando para dentro de si”, você será capaz de entender melhor a si mesmo, descobrir aspectos importantes de sua personalidade, seus comportamentos positivos e negativos e diversas outras coisas.
Sem dúvida, o autoconhecimento te ajudará a ter uma compreensão mais profunda de quem você é. Então veja agora os impactos positivos que o autoconhecimento trará para sua vida.
O poder do autoconhecimento na vida pessoal e profissional
Como você já deve saber, quando o indivíduo desenvolve o autoconhecimento ele toma consciência:
- Das suas metas;
- Desejos;
- Objetivos e propósitos;
- Repensa suas atitudes;
- Fortalece suas qualidades;
- Enfrenta as eventuais mudanças de cabeça erguida;
- Potencializa sua coragem;
- Reconhece e aceita suas emoções negativas, trabalhando para modificá-las.
- Tem uma noção maior de si mesmo;
Certamente o processo de autoconhecimento faz com que a pessoa conheça sua essência e cresça independente das circunstâncias externas. É em momentos de crise que devemos parar tudo e olharmos para nós mesmos, reconhecer nosso estado atual, questionar e aceitar a realidade que está sendo imposta a nós!
De fato quando você dedica tempo para investigar a si mesmo o resultado é um aumento na:
- Autoconfiança
- Autoestima
- Autocuidado
- Perseverança
- Resistência
- Resiliência
- Entre outros.
Sem dúvidas, o autoconhecimento é o despertar da autoconsciência.
Porque esse processo faz com que você perceba que o único responsável pelo seu sucesso é você mesmo. Desse modo você passa a agir de acordo com os seus interesses, princípios, valores, gostos e estilo!
Como resultado há um aumento na sensação de bem-estar, conexão, alegria, satisfação e felicidade. Então o que você acha, vale a pena desenvolver o autoconhecimento?
Pois bem, a seguir vou lhe mostrar como você pode começar esse processo de autoconhecimento hoje mesmo para se tornar mais forte diante das crises que vez ou outra enfrentamos!
Dê um passo hoje e torne-se quem você quer ser!
Imagine por um momento um bote no meio do oceano, enfrentando uma terrível tempestade, cuja as ondas chegam a quase 7 metros de altura. Imaginou?
Certo, para que este barco não seja engolido pelas altas paredes de água ele depende da habilidade de quem o conduz para recuar ou avançar de acordo com a necessidade imposta.
Em comparação, em meio às crises algo parecido ocorre conosco, pois o pequeno barquinho depende da habilidade e do conhecimento do seu comandante para não ser destruído.
Da mesma forma, em meio as nossas crises também devemos possuir algumas habilidades e conhecimentos acerca da “embarcação” pela qual nos movemos e nos expressamos para o mundo.
E quando digo conhecimentos não estou me referindo apenas aos conhecimentos externos que aprendemos no mundo. Mas sim, e, principalmente, ao conhecimento de nós mesmos, da nossa embarcação que se trata do nosso corpo de um modo geral!
Normalmente um capitão entende muito bem sobre a embarcação que governa, quanto peso ela aguenta, quantos graus e minutos a embarcação consegue virar, que tipo de material é feito, qual a sua capacidade etc.
Então podemos começar esse processo de autoconhecimento, desenvolvendo nossa consciência. Porque a consciência é o que faz o ser humano poder observar e interagir com tudo o que existe dentro e fora de si.
Sendo assim, é a partir da sua consciência que será possível tirar suas próprias e verdadeiras conclusões do que é melhor ou pior para você.
Pois a consciência não sofre a influência dos sentimentos negativos, como o medo, a raiva, o orgulho, a inveja ou qualquer outro sentimento do ego que possa prejudicá-lo. Também não fica sob influência dos pensamentos positivos, porque ela é neutra!
Veja como aumentar sua consciência!
Então, como vimos, para aumentar o seu autoconhecimento é muito importante trabalhar sua consciência!
Desse modo, ter ciência ou estar cada vez mais ciente das coisas que acontecem dentro e fora de si, sejam pensamentos, emoções, sentimentos, ações ou palavras é oque fará você aumentar seu autoconhecimento.
Portanto, para ajudar você a expandir a sua consciência, aconselho praticar a meditação. Recomenda-se fazer 20 minutos por dia! Mas de início o ideal é começar fazendo 5 minutos e ir aumentando gradualmente, conforme você for se sentindo confortável com a prática.
Além da meditação, você pode desenvolver o hábito de ler livros, porque lhe ajudará no processo de autoconhecimento e na expansão da sua consciência.
Por fim é importante ressaltar que o autoconhecimento é um processo contínuo, devemos estar sempre aprendendo sobre nós mesmos. Sem dúvidas a leitura, juntamente com a meditação, serão dois hábitos que lhe auxiliarão neste processo.
Portanto, você já tem a “faca e o queijo na mão”! Comece hoje a cortar este queijo e desfrute do seu sabor delicioso. Investigar mais e mais a si mesmo te ajudará a ser mais tolerante, compreensivo, compassivo e amoroso consigo e com os outros.
Seja um espectador do palco mental, assista o espetáculo da sua mente, sinta as sensações que esses pensamentos ou diálogos mentais produzem em seu corpo.
E se você deseja se aprofundar no assunto, navegue agora mesmo pelo nosso portal e confira outros conteúdos relevantes.
Sobre o Autor
2 Comentários
Muito top.
Obrigado Antonio!