Setembro Amarelo: 3 maneiras de cuidar da saúde mental

O Setembro Amarelo chegou e com ele vem a importância de criar consciência sobre a saúde mental. Vivemos uma rotina cada vez mais intensa, fazendo-nos agir no piloto automático, sem termos a oportunidade de cuidar da saúde da nossa mente e de questões que nos afligem.

Portanto, nesse artigo iremos citar 3 maneiras para você cuidar da sua saúde mental e criar um estilo mais saudável. Confira!

1. Pratique o autoconhecimento para monitorar a saúde mental

saúde mental

A primeira dica de cuidado mental para este setembro amarelo é realizar a prática do autoconhecimento. Mesmo que seja um termo bastante falado atualmente, poucos entendem o seu real significado.

Autoconhecimento, na verdade, é o processo de analisar os seus pensamentos e emoções, e com base neles, gerar questionamentos. Através desses questionamentos, você entrará em um estado de presença (atenção plena), analisando seu comportamento frente aos sentimentos que são gerados no decorrer do dia.

Sendo assim, quais situações te deixam ansioso ou depressivo, e como você pode elaborar maneiras de evitar tais situações ou trabalhar em cima delas? Habitue-se a questionar se os seus comportamentos fazem ou não sentido para a pessoa que você é hoje. Porque, muitas vezes, tendemos a ruminar sentimentos do passado e que já não fazem mais sentido para a pessoa que somos hoje.

Leia: Depressão: 4 hábitos que auxiliam o tratamento confira

Portanto, a partir deste setembro amarelo comece a praticar o autoconhecimento, seja conversando no espelho, escrevendo seus pensamentos e reações do dia a dia, visando sempre questionar-se para trabalhar os seus comportamentos.

2. Seja mais produtivo neste setembro amarelo

Setembro amarelo

Sabemos que viver no ócio nem sempre é uma alternativa viável. Por mais que não tenhamos afazeres para concluir no dia, é crucial manter a mente ocupada com hábitos saudáveis, que tendem a nos fazer crescer.

Alguns exemplos são os bons livros, sejam eles científicos ou não. Caminhadas durante a manhã ou à noite podem ser eficientes para liberar hormônios, como a serotonina e dopamina (hormônios responsáveis pelo prazer e felicidade).

Leia: Atividade física para a saúde mental – confira 05 benefícios!

Obviamente, precisamos ter o nosso merecido descanso. Mas, sabemos que tudo em excesso pode fazer mal e o setembro amarelo, ano após ano, nos lembra dos cuidados essenciais a saúde mental.

Portanto, planeje o seu dia e realize atividades que proporcionem benefícios para a sua saúde de modo geral. Aliás, ter um propósito podem gerar um senso de desafio, levando-nos a otimizar nosso tempo para conquistar aquilo que planejamos alcançar.

3. Adquira inteligência emocional para melhorar a saúde mental

saúde mental

O primeiro passo para a inteligência emocional é explorar o autoconhecimento. Afinal, sabemos que pensamentos conduzem aos sentimentos, que gera as emoções, induz as ações e, consequentemente, leva aos resultados.

Então, entender os seus automatismos, crenças limitantes, angústias e situações mal resolvidas podem favorecer a sua inteligência emocional.

Leia: Inteligência Emocional – O que você sabe sobre esta inteligência?

Em outras palavras, você será capaz de se portar de maneira tranquila em uma situação desagradável, ou terá a oportunidade de controlar seus impulsos frente a uma situação que te deixe extremamente desconfortável.

Além da prática do autoconhecimento, você pode adquirir inteligência emocional lendo livros, meditando ou conversando com profissionais, mentores e tutores que entendem do assunto.

Leia: 8 benefícios da meditação comprovados cientificamente

Gostou deste artigo sobre o setembro amarelo? Sem dúvida, a saúde mental é de suma importância para cultivar um estilo de vida saudável e, de maneira alguma, deve ser negligenciado. Portanto, aproveite o mês de setembro para começar a cuidar da sua saúde mental com as dicas abordadas neste conteúdo.

E se você deseja se aprofundar no assunto, navegue agora mesmo pelo nosso portal e confira outros conteúdos relevantes.

Compartilhe |

Fernando Ferreira

Formado como Life Coach e psicologia positiva aplicada pela SBCoaching e autodidata dedicado a entender o que faz o ser humano ser feliz, realizado e bem-sucedido na vida.

Gostou do conteúdo? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Treinamento de atenção plena

Afiliado