Pensamentos positivos, como desenvolvê-los? Saiba Mais
Você já percebeu que as pessoas com quem gostamos de estar, normalmente são aquelas que cultivam pensamentos positivos?
Uma postura positiva diante das adversidades, é uma atitude bastante atraente e necessária para resolver problemas e lidar com situações difíceis.
A positividade ajuda a evitar enfermidades, melhora a taxa de sobrevivência após uma condição de saúde grave, aguça a criatividade, melhora o raciocínio, a produtividade e a performance no trabalho.
Além disso, atrai pessoas e ajuda no desenvolvimento saudável das relações pessoais e interpessoais.
De fato, o sucesso e os pensamentos positivos caminham juntos. Não podemos separá-los!
Mas, como ter uma mentalidade positiva?
A seguir, vou te mostrar 10 passos para você fortalecer a sua positividade, acompanhe a leitura.
1º Passo: fé nos pensamentos positivos
Nosso cérebro é predominantemente negativo, é da sua natureza prever o pior das coisas, isso foi e ainda é necessário para a sobrevivência da nossa espécie.
Por isso, o primeiro passo é acreditar, ter fé, de que mesmo em um cenário ruim, existe uma luz no fim do túnel.
Entretanto, o termo fé que descrevo aqui, não deve ser entendido no sentido religioso, mas no sentido da fé humana, ou seja, acreditar que aquilo que se espera virá, sem a necessidade de acontecer um milagre.
2º Passo: confronte a negatividade
Por causa do nosso cérebro ser predominantemente negativo, os pensamentos positivos têm uma força menor do que os pensamentos negativos.
Pense por um minuto: se alguém lhes diz que você é linda… maravilhosa…, ou que você é charmoso e atraente, mas na sequência alguém lhe diz o contrário, qual dos dois comentários vão ter mais impacto sobre você, o negativo ou o positivo?
O nosso cérebro dá mais ênfase para a negatividade para poder se preparar e se adaptar aos “perigos” da vida.
Logo, para confrontar os pensamentos negativos, é preciso parar no minuto em que você tomar consciência deles, e se questionar:
- Por quê?
- Por que isso pode acontecer?
- Por que penso dessa forma
- Por que me acho isso?
- Qual a probabilidade disso acontecer?
- Isso é real, há fatos que confirmam isso, ou esses pensamentos são fruto dos meus medos?
Use o seu senso crítico e faça perguntas apropriadas que possam revelar o que está por trás desses pensamentos, pois sem confrontar a sua negatividade, os pensamentos positivos não podem florescer.
3º Passo: faça uma autoanálise
A autoanálise ajuda a desenvolver o autoconhecimento, que nos permite tomar consciência sobre os nossos erros, aspectos inerentes da nossa personalidade, dos nossos processos mentais, etc.
Sobretudo, essa consciência sobre nós mesmos, nos permite mapear o que precisa ser mudado para podermos desenvolver os pensamentos positivos.
Porém, fazer uma autoanálise exige atenção e dedicação, e é um processo interminável, ou seja, é uma jornada para o resto da vida.
Contudo, ao trilhar esse caminho, você desenvolve não apenas a positividade, como também a autoconfiança, autoestima, autocontrole e outras coisas importantes.
4º Passo: esteja atento aos pensamentos no decorrer do dia
A princípio, ter atenção aos nossos pensamentos no decorrer do dia é de suma importância.
Dessa forma, é possível expandir a sua consciência acerca dos seus pensamentos, se são mais negativos ou positivos.
Com essa identificação você pode confrontar os pensamentos negativos por outros mais realistas.
Uma ferramenta interessante para isso é a meditação, pois ela treina atenção plena por meio da respiração, traz mais clareza mental e, sobretudo, pensamentos positivos.
5º Passo: faça anotações
Após identificar os pensamentos negativos, se possível, anote-os em um caderno de bolso ou no bloco de notas do celular.
Porque quando escrevemos aquilo que pensamos, materializamos os pensamentos e fica mais fácil mapear aqueles que são mais predominantes.
Fazer anotações parece ser uma coisa banal, mas não é!
Pois, ao anotarmos nossos pensamentos conseguimos dar mais atenção a eles, permitindo que busquemos soluções assertivas.
Afinal, com essas anotações saberemos exatamente aquilo que passa pela nossa mente.
6º Passo: dê um sentido a sua vida para ter pensamentos positivos
Sobretudo, quem deseja ter pensamentos positivos, precisa encontrar o que dá sentido a sua vida.
Para uns é a família, outros é o dinheiro… Mas e para você, o que dá sentido a sua vida?
Essa pergunta merece uma reflexão cuidadosa, pois saber a resposta para essa questão lhe dará mais do que pensamentos positivos, ela lhe mostrará uma direção na vida.
Além disso, planejar e fazer coisas que nos são agradáveis também é muito bom para preenchermos nossa mente com coisas que promovam o nosso bem-estar.
7º Passo: nutra a mente com hábitos saudáveis
Alimentar a sua vida psíquica com hábitos saudáveis: como ler bons livros, assistir filmes úteis, praticar atividade física, meditação, etc., é uma ótima forma de cultivar os pensamentos positivos.
Portanto, busque saber que tipo de conteúdo você vai consumir antes de ler um livro, ver um filme e/ou escutar uma música.
Também procure analisar as pessoas com quem você interage e mantém contato diariamente, afaste-se ou diminua o contato com aquelas que não cultivam bons hábitos, valores, princípios e que são demasiadamente negativas.
Sendo assim, faça amizades com pessoas que sejam positivas e que possam enriquecer sua vida, tornando-o (a) mais positivo.
8º Passo: busque o amadurecimento
O amadurecimento significa compreender mais sobre a vida, isto é, entender que existem momentos bons e ruins, e cabe a nós aceitarmos a realidade e aprender com cada situação.
Quando a gente atinge determinado nível de maturidade, automaticamente, nos tornamos pessoas mais positivas, porque entendemos que as consequências são fruto das nossas escolhas.
Isso vai ao encontro de uma frase do poeta William Shakespeare: “Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você!”
9º Passo: crie momentos prazerosos
Os momentos de lazer são essenciais para uma vida equilibrada, feliz e para cultivar pensamentos positivos, sem isso perdemos a vontade de viver, o sentido da vida e passamos a ser escravos da rotina.
Por isso, busque criar situações alegres em sua vida, por exemplo, momentos de lazer com a família, os amigos, os animais de estimação, consigo mesmo e assim por diante.
10º Passo: ame-se para cultivar pensamentos positivos
Ame-se! Isso mesmo. Ame-se, aceite suas limitações e diverta-se com elas, pois a vida é um eterno aprendizado e uma busca constante por superação e realização.
Amar-se é necessário porque nada tem sentido sem amor-próprio!
Como psicanalista, afirmo com convicção que os passos mencionados ao longo deste artigo serão úteis para cultivar pensamentos positivos e amenizar a negatividade.
Mas, em alguns casos, a ajuda de um psicoterapeuta é necessária, visto que as pessoas possuem quadros clínicos diferentes.
Sem dúvida, a psicanálise é um dos recursos essenciais para auxiliar pessoas com problemas emocionais e outros transtornos.
Portanto, se precisar procure apoio de um profissional!
Sobre o Autor
0 Comentários