Descubra uma técnica poderosa para acabar com as preocupações
As preocupações é um mal que afeta todas as pessoas, mas de algum modo elas foram vitais para a sobrevivência da nossa espécie. A preocupação se origina do medo, que pode nos levar a tomar decisões que asseguram a nossa sobrevivência e bem estar.
Entretanto, a preocupação excessiva não nos ajuda em nada, pelo contrário, ela nos leva a pensar de modo obsessivo e compulsivo. Isto é, ficamos “presos” em uma espiral de pensamentos negativos que nos causa muito sofrimento.
É comum pessoas que sofrem de preocupações terem problemas com insônia, ansiedade, estresse e falta de foco. Além de correr o risco de desenvolver úlceras de estômago, indigestão nervosas, problemas cardíacos e etc.
Não é à toa que o Dr. Alexis Carrel, vencedor do prêmio Nobel de medicina, diz que: “Os que não sabem como combater as preocupações morrem jovens.”
De acordo com um estudo da clínica Mayo, com 15.500 pacientes tratados de problemas no estômago, foi constatado que a cada cinco pacientes, quatro deles não tinham nenhuma condição física para ter as doenças de estômago que apresentavam.
Em alguns casos, foi preciso apenas uma mudança no estilo de vida, procurando relaxar e deixar as preocupações de lado para começar a apresentar melhoras nas úlceras de estômago.
Por isso, neste conteúdo vamos ver algumas técnicas para aprender a lidar com a preocupação e estabelecer um estilo de vida mais saudável.
Encarando as preocupações de frente!
Primeiramente, de 1 a 10, o quão preocupado você se sente hoje? Se a sua nota equivale de 5 para cima, recomendo fortemente que você busque um psicólogo. Porque ele vai te ajudar a desconstruir o medo que está causando essa preocupação.
Mas se você deu uma pontuação inferior a 5 e quer impedir que as suas preocupações avancem e afetem o seu estilo de vida, você pode aplicar a seguinte técnica:
- Reunir os fatos: quando estiver preocupado, faça uma lista dos fatos que estão provocando as suas preocupações.
- Analise-os: depois de reunir os fatos, pense sobre eles e certifique-se se eles realmente podem lhe trazer algum prejuízo.
- Tomar uma decisão: com base na análise dos fatos, tome uma decisão para resolver cada um deles, por ordem de gravidade. Os que não representam nenhum risco, podem ser descartados.
- Agir de acordo com a decisão tomada: tomada a decisão, é hora de agir para implementar as soluções e testar a sua efetividade.
Como aplicar a técnica para amenizar as preocupações?
Veja um exemplo da aplicação dessa técnica. Um homem vivia preocupado com dinheiro, a ponto de chegar um dia e ele não ter o suficiente para alimentar a sua família. E ficava remoendo essa situação constantemente, como resultado, acabava trabalhando cada vez mais e mais, e nada afastava as preocupações da sua cabeça.
Então, um dia ele parou e começou a reunir os fatos. Ele tinha uma boa casa, ganhava um salário acima da média, sua esposa também estava empregada e não ganhava mal. A única forma de sua família vir a passar necessidades é se ele deixasse de se aperfeiçoar e se acomodasse na sua carreira. O que poderia levá-lo a ser demitido, para outro melhor qualificado ocupar o seu lugar.
Diante disso, ele fez uma análise e entendeu que a chance da sua família vir a passar necessidades era muito baixa. E mesmo que ele fosse demitido, ele sabia que haveria oportunidades de trabalho devido a sua expertise, e também ao fato de ele ser proativo e estar sempre buscando oportunidades.
Assim, ele decidiu que não havia motivo para se preocupar e que devia continuar aprendendo mais e mais, e parou de trabalhar tanto. Perceba que nesta pequena história, esse indivíduo trouxe luz às irracionalidades do medo por meio dos fatos. E estes lhe mostraram que a chance das suas preocupações acontecerem eram muito baixas.
E isso trouxe alívio, e o levou a mudar a maneira como estava se comportando. Agora, se nessa história esse indivíduo fosse um sujeito acomodado, tendo que alimentar a família sozinho e ainda ganhando mal. Os fatos mostrariam que as preocupações tinham fundamento. Portanto, alguma decisão de emergência deveria ser tomada para evitar que em algum momento essa preocupação se tornasse real.
Essa técnica é realmente eficiente?
Essa técnica é bastante eficiente porque ela nos faz confrontar aquilo que nos preocupa, trazendo à tona a consciência sobre os fatos. Assim, se o motivo da nossa preocupação tiver fundamento, somos capazes de agir de forma mais assertiva para resolver a situação que nos preocupa.
Caso não tenha fundamento, simplesmente paramos de nos preocupar. Porque os fatos mostram que não é racionalmente possível que, o que nos preocupa venha a acontecer.
Além disso, a técnica elimina outro problema bastante comum, que se trata da tomada de decisão sem ter conhecimento suficiente dos fatos. Como ocorreu na história do homem preocupado com dinheiro, simplesmente ele decidiu trabalhar mais na tentativa de amenizar suas preocupações.
“Se um homem dedicar tempo para conhecer os fatos de maneira objetiva e imparcial, as suas preocupações se dissipam à luz do conhecimento”.
Hebert E. Hawkes
Sendo assim, da próxima vez que se sentir preocupado (a) reúna os fatos, analise-os, tome uma decisão e aja. Além disso, aprenda a relaxar e aproveitar o aqui e agora! O futuro é imprevisível e nossa vida pode mudar a qualquer momento, não podemos controlar essas variáveis da vida.
Mas nós podemos controlar o que nós fazemos, como lidamos com esses imprevistos e como aproveitamos cada segundo do nosso tempo. Você quer aprender a treinar a atenção plena para aproveitar melhor os seus momentos, seja com você mesmo ou com as pessoas ao seu redor?
Então, inscreva-se no Treinamento de Meditação para Iniciantes, onde você vai aprender a lidar com a sua mente e os seus pensamentos. E isso também vai te ajudar a lidar com as suas preocupações. Aproveite, se inscreva!
Sobre o Autor
0 Comentários