Produtividade e qualidade entenda como funciona essa relação

Produtividade e Qualidade
Menos de 6 minutos

Primeiramente, produtividade e qualidade andam de mãos dadas, porque como bem sabemos e estudos comprovam isso, produtividade não se trata apenas de executar tarefas em grande quantidade e em tempo hábil.

Na verdade, ser produtivo é gerar resultados! E para gerar resultados, não é a quantidade e a agilidade as responsáveis, e sim a assertividade, coerência, harmonia e eficiência, resultando na qualidade do que foi feito.

Entretanto, é claro, a quantidade e a agilidade no processo de execução são importantes, porém elas não podem se sobrepor a qualidade. 

Portanto, produtividade e qualidade são consequências, se o seu trabalho tem qualidade, você foi produtivo. Mas, se o seu trabalho foi ruim, você foi improdutivo, percebe a dinâmica dessa relação?

Daqui por diante leve isso como um mantra: “Se você gastou horas fazendo algo, focado, priorizando apenas uma atividade por vez, e o resultado foi um trabalho de má qualidade, isto é, ineficiente, você não foi improdutivo!

Para entendermos melhor essa afirmação, de que produtividade e qualidade estão ligadas dessa forma, é preciso mergulharmos um pouco mais fundo no assunto, acompanhe a leitura.

Porquê produtividade e qualidade andam juntas?

Produtividade

A princípio, o termo produtividade refere-se à capacidade de produzir, fazendo menção ao volume total produzido.

Mas, essa definição está voltada para tarefas mecânicas e repetitivas, onde há um processo pré-estabelecido que permite a produção em escala, com agilidade garantindo o mesmo resultado, ou melhor, a mesma qualidade.

Entretanto, para atividades mais complexas, em que há um certo nível de abstração, e exige resolução de problemas, pensamento crítico e criativo, essa definição de produtividade aplicada a estes casos, resulta em trabalhos mal-executados e de baixa qualidade.

Porque, quando uma tarefa exige pensamento, independente da finalidade e mesmo que haja alguns processos padrões, os resultados tendem a diferir, não importa se é a mesma atividade.

Por exemplo, para escrever um texto o processo de escrever é o mesmo independente do tema, o que muda é o conteúdo do texto, que precisa ser pensado e estudado com cautela para reunir informações relevantes e verídicas para o leitor.

Então, é aí que a produtividade e qualidade entram em cena, pois se o meu texto não for relevante para o leitor, e apresentar erros de gramática e ortografia, ou conter informações imprecisas, mesmo que eu tenha produzido 06 textos em único dia, em apenas 08 horas de trabalho, eu não fui produtivo como sugere a definição do termo.

O mesmo acontece com a elaboração de relatórios, planilhas, artes gráficas, entre outros trabalhos que exigem processamento cognitivo. 

Pois, será necessário refazer o trabalho, gastando um tempo que poderia estar sendo investido em outra atividade. Logo, a falta de qualidade também interfere na quantidade e agilidade das tarefas, uma vez que será preciso tirar tempo de outros trabalhos para refazer um, que foi mal-executado.

Então, estar de olho nesta relação entre produtividade e qualidade, vai lhe ajudar a economizar tempo e evitar refação.

Dicas para ter produtividade e qualidade em sua tarefas

Bem, agora sabemos que produtividade não está ligada apenas a produção, é preciso cuidar dos detalhes para que o tempo focado na execução da tarefa gere resultados positivos, evitando possíveis refações e mesmo havendo, que sejam mínimas.

É isso que a relação entre produtividade e qualidade oferecem, gerar resultados, aproveitar o tempo da melhor maneira e evitar possíveis contratempos. 

A seguir, vou lhe dar algumas dicas para você aproveitar ao máximo essa relação, confira.

Não seja multitarefa

Produtividade

Isso funciona muito bem para as máquinas, mas não para nós meros mortais. É cientificamente comprovado que o cérebro humano é incapaz de prestar atenção a duas coisas simultaneamente.

📰 Leia essa matéria do G1: Neurocientista francês desmonta mito do ‘multitarefa’ e explica mecanismos cerebrais da atenção

Portanto, concentre-se em apenas uma tarefa por vez, não leia e-mail, não veja o celular, não coma, não converse com ninguém, apenas se mantenha focado durante o tempo determinado para o trabalho.

👁‍🗨 Leia também: Como treinar o foco? Conheça 6 atitudes para fortalecer o foco

Faça pausa regulares

Produtividade e qualidade

As pausas são importantes, pois evita a fadiga mental e o estresse, ajudando a recuperar a energia. A ciência comportamental comprova que o cérebro humano consegue ficar concentrado em média 30 a 90 minutos.

👁‍🗨 Leia também: Pressão no trabalho é gerada por essas 5 atitudes

Então, para manter a produtividade e qualidade do trabalho, faça uma pausa regular de 10 a 15 minutos a cada 30, ou 90 minutos de trabalho. 

Assim, você pode usar esse tempo para ler seus e-mails, verificar o celular, comer alguma coisa ou conversar com algum colega para se dispersar um pouco da tarefa.

Planeje as suas atividades diárias

Produção

Antes de começar o seu dia, dedique alguns minutos para planejar a execução das suas atividades e o que precisa ser feito. Portanto, faça uma lista de todas as atividades que precisa fazer, comece a executar aquelas que possuem o prazo de entrega mais próximo.

Aliás, um detalhe bastante importante é verificar se os prazos estão muito justos, ao ponto de você ter que correr com a execução. Se for este o caso, é interessante conversar com o seu superior e pedir um prazo maior para conseguir fazer a atividade com calma. 

Entretanto, se não houver prazos, comece o dia executando as atividades mais complexas primeiro, já que o começo do dia é um horário nobre, uma vez que estamos com a energia alta.

De fato, não tem muito segredo para trabalhar de acordo com a relação entre produtividade e qualidade, você só precisa ter em mente que a tarefa que decidir executar é a sua única tarefa no momento, esqueça todo resto e entregue o melhor que puder, como se este fosse o seu último trabalho.

Mas, é claro que precisa de organização, gestão do tempo, respeitar os seus limites e, sobretudo, se planejar. Dessa forma, a qualidade do seu trabalho será impecável, e você se tornará uma pessoa realmente produtiva.

Continue evoluindo…

Você está cansado de tentar progredir profissional e pessoalmente, e as coisas parecem não fluir, todo mundo ao seu redor está conquistando coisas e aparentemente vivendo uma vida plena e feliz, enquanto você está estagnado em sua vida?

Eu imagino que esta situação pode estar gerando grandes transtornos para você, como infelicidade, frustração e, até mesmo um pouco de raiva, estou certo?

Mas, seja o que estiver enfrentando em sua vida, eu também já passei por circunstâncias horríveis, das quais achei que nunca ia me recuperar. Entretanto, eu me recuperei, dei a volta por cima. Porém, precisei enfrentar meus dilemas internos, meus medos, meus traumas e, acima de tudo, tive que entrar em ação.

O portal Segredos da Evolução é resultado das minhas experiências e conhecimentos, com ele quero dar informações úteis para evitar que as pessoas tenham que percorrer um longo caminho para alcançar a plenitude em suas vidas.

Por isso, quero lhe convidar para matricular-se no curso Ciência da Alta performance, onde uma das instrutoras parceiras aqui do portal, Helena Levorato, neurocientista, analista comportamental, coach de carreira e palestrante, irá ajudá-lo a encontrar um propósito em sua vida.

É um treinamento que já impactou +50.000 pessoas, nele você aprenderá a ativar recursos importantes da sua mente para impulsionar o seu progresso profissional e pessoal. 

E você não estará aprendendo com um desses gurus de desenvolvimento pessoal, e sim, com alguém altamente capacitado com formação em neurociência, gestão de pessoas e psicologia positiva.

Então, a chance de alcançar a sua realização plena é agora, garanta a sua vaga, teste o treinamento por 7 dias, se não for como estou lhe dizendo, terá o seu dinheiro de volta.

Sobre o Autor

Fernando Ferreira
Fernando Ferreira

Sou publicitário, apaixonado por explorar os mistérios da mente humana e traduzir insights em palavras. Autodidata e amante da escrita, acredito que o aprendizado constante é a chave para entender melhor as pessoas, seus comportamentos e o mundo ao nosso redor.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *