Ambiente de trabalho harmonioso: veja 6 dicas exclusivas!

A princípio um ambiente de trabalho harmonioso pode aumentar a nossa disposição e engajamento na empresa que trabalhamos, mas em muitos casos não são todas as empresas que promovem um ambiente de trabalho saudável, desse modo, trabalhar se torna uma tortura diária, até chegarmos ao ponto de pedir demissão.

Sendo assim, quando trabalhamos em uma empresa com um ambiente de trabalho ruim, seja devido aos colegas de trabalho, um superior pé no saco, tarefas maçantes e estressantes, nós temos três escolhas:

  1. Suportar esse ambiente tóxico e deixar as circunstâncias nos levar;
  2. Pedir demissão;
  3. Ou mudar a forma como lidamos com esse ambiente de trabalho.

Então qual seria a escolha mais adequada? Pedir demissão não é tão simples, pois dependemos de um emprego para sobreviver e suportar esse ambiente de forma passiva é extremamente prejudicial para nossa saúde mental.

Portanto parece que a escolha mais adequada dentre as três opções é a mudança de postura frente a este ambiente de trabalho nocivo, sendo assim, vou passar 06 dicas bem práticas que vão mudar a maneira com que você atua em sua rotina, e essa mudança poderá proporcionar um ambiente de trabalho mais harmonioso, acompanhe.

01 – Dê a si uma recompensa

ambiente de trabalho harmonioso

Primeiramente é muito comum nos sentirmos desmotivados ao trabalhar em um ambiente de trabalho nocivo, parece que tudo exige muito esforço, por isso para criar um ambiente de trabalho harmonioso precisamos criar a nossa própria motivação, assim não ficamos dependentes do ambiente ao qual estamos inseridos para nos sentirmos motivados com as nossas atividades.

Portanto crie o hábito de dar a si uma recompensa por cada desafio superado dentro do ambiente de trabalho, a recompensa pode ser qualquer coisa que seja realmente significativa para você e traga algum prazer imediato, por exemplo, você conseguiu lidar com a chatice do seu supervisor? Terminou a semana com um ótimo desempenho? Boa! Então dê a si mesmo um delicioso sanduíche, um café, uma pausa para recarregar as energias, uma saída com os amigos, um passeio em algum lugar incrível ou qualquer outra coisa que seja prazerosa para você.

Dessa forma, você cria um sistema ao qual o seu cérebro reconhece que se fizer determinada atividade ou lidar com alguma situação chata, logo ele será recompensado por tais feitos, isso sem dúvida vai contribuir para criar um ambiente de trabalho harmonioso, porque você não será parte do problema, e sim, parte da solução, pois uma vez que você aprende a se motivar, você acaba motivando outros também.

02 – Afaste-se de pessoas negativas para criar um ambiente de trabalho harmonioso

ambiente de trabalho saudável

Á primeira vista, a negatividade é um mal comum, nós tendemos a ser pessimistas sobre as nossas visões de mundo, isso por que o nosso cérebro foi projetado para nos proteger e assegurar a nossa vida, dessa forma, essa tendência a negatividade é um mecanismo do cérebro para nos manter alertas sobre as possíveis ameaças a nossa sobrevivência.

O grande problema desta tendência do cérebro é a falta de racionalidade de algumas pessoas ao deixar que ele comande a realidade apenas por este viés, assim, essas pessoas de viés negativo acabam transformando a vida em um inferno, pois elas acreditam que a realidade é dura e uma grande ameaça.

Leia mais

Então se você convive com pessoas assim no ambiente de trabalho é importante ajudar essas pessoas a serem racionais em relação a sua percepção de mundo ou se afastar caso a pessoa não demonstre intenção de mudar esse tipo mentalidade, porque pessoas excessivamente negativas reclamam de tudo, estão sempre insatisfeitas, fazem papel de vítima e esses comportamentos tende a influenciar todo o ambiente, gerando uma clima pesado entre as pessoas.

Portanto, para criar um ambiente de trabalho harmonioso é importante cultivar e proteger a sua positividade, ser positivo é enxergar além da percepção negativa que o nosso cérebro projeta ou da realidade que nos é apresentada.

03 – Use suas pausas para relaxar e deixe o celular de lado

Ambiente de trabalho harmonioso

Em primeiro lugar, as pausas são como o nome diz: PAUSA, momento de parar, descansar e recarregar as energias, não existe um ambiente de trabalho harmonioso com as pessoas cansadas e estressadas, um ambiente de trabalho saudável exige que as pessoas que compõe o ambiente estejam em um estado psicológico de relaxamento e descontração.

O ambiente corporativo já é estressante por si só, e isso requer de nós equilíbrio entre absorver informação e esvaziar a cabeça, o que a maioria das pessoas faz em suas pausas é ficar no celular, batendo um papo com os colegas do trabalho ou fumando um cigarrinho.

De fato, não tem nada de errado com isso, o problema é que quando estamos sobrecarregados ou tendo um dia difícil, precisamos usar nossas pausas com sabedoria porque serão elas que vão nos ajudar a enfrentar o dia com mais equilíbrio.

Então nessas circunstância é fundamental que você use suas pausas para passar um momento introspectivo, deixar o celular de lado, esquecer um pouco as redes sociais e avisar os seus colegas que você quer ficar só ou dá alguma desculpa e vá para algum lugar onde não possa ser encontrado para relaxar um pouco, sem colocar mais informação na cabeça, isso é muito importante especialmente quando estamos passando momentos de intensas variações emocionais.

Assim, você vai conseguir aliviar um pouco da sobrecarga e ter mais energia para executar as tarefas que faltam para terminar o dia, dessa forma, é possível cultivar um ambiente mais acolhedor e agradável, uma vez que a sua mente está mais “limpa” do excesso de informação.

04 – organize sua rotina de trabalho para construir um ambiente de trabalho harmonioso

Ambiente de trabalho saudável

Certamente trabalhar em meio ao caos é a pior merda, com o perdão da expressão, pois parece que andamos em círculos e a sensação é que não fizemos nada, pois as atividades são executadas na correria, fazemos um pouquinho disso, um pouquinho daquilo outro, corremos para ajudar um colega e assim por diante, como resultado, no final do dia parece que tem um prensa na nossa cabeça.

Muitas vezes isso acontece devido a uma rotina de trabalho desorganizada, é comum termos de parar alguma atividade porque um fulano de outro setor pediu algo “pra ontem” e só nos resta acatar e fazer, não é mesmo? Certamente, isso cria um ambiente de trabalho pouco produtivo, pois uma vez que uma atividade atropela outra, ocorre atrasos, sobrecarga de trabalho, desvio de atenção, perda de foco, estresse etc.

Portanto é importante estabelecermos um cronograma de atividades, definindo as tarefas:

  • Prioritárias: são aquelas que estão com o prazo de entrega mais próximo, que exercem algum impacto no setor que você atua e assim por diante.
  • Importantes: podem se tornar prioridade, portanto é imprescindível que elas sejam feitas na sequência das tarefas prioritárias.
  • Delegáveis: podem ser executadas por estagiários, subordinados ou por outro setor, desse modo, você ganha tempo para focar em outras atividades.

No entanto quando outro setor pedir uma tarefa de última hora com prazo apertadíssimo é importante avaliar esse cronograma, para analisar qual será o impacto nas outras atividades e qual a importância entre a tarefa de ultima hora e as atividades prioritárias, em todo caso consulte seu superior explique a situação, diga a importância das atividade que já estão como prioridade em seu cronograma, e fale que fazer essa atividade de ultima hora vai atrasar tal atividade por tantos dias, caso ele não veja problema, toque o barco, caso contrário fique sob a responsabilidade dele consultar o setor que está exigindo tal tarefa.

Então organize sua rotina, qualquer intervenção comunique seu superior, isso vai ajudar a criar um ambiente de trabalho harmonioso e mais organizado.

05 – Faça planos para realizações futuras

Ambiente de trabalho harmonioso - Segredos da Evolução

Certamente nós trabalhamos porque queremos algo em troca, queremos pagar nossas contas, ter um mínimo de conforto, comprar o que desejamos e poder sair para um curtir um pouco a vida.

Mas depois de algum tempo que conseguimos um emprego, essas coisas se tornam apenas uma consequência dos esforços do nosso trabalho, e aí muitas vezes nossa vida cai em uma rotina porque cansamos dessas coisas por se tornar algo rotineiro em nossa vida.

Portanto para manter as ambições no trabalho e continuar prosperando, devemos fazer planos para o futuro, isso vai nos dar motivação suficiente para continuarmos vencendo os desafios e aguentando os perrengues da rotina de trabalho.

Sendo assim, pense em coisas ou experiências que deseja conquistar, imagine o seu atual trabalho como uma ponte para conquistar essas coisas, por exemplo, se você não é feliz com a função que executa, talvez, você possa traçar um plano para investir em uma formação que irá permitir que você se qualifique para exercer a profissão que se identifica.

Leia mais

Certamente isto vai fazer com que você acorde empolgado para ir trabalhar, por que você sabe que em breve terá mudanças ou acontecimentos marcantes para acontecer e que esse trabalho é temporário, nós nunca devemos estabelecer algo como permanente, mas com uma passagem e que mudanças sempre irão acontecer, esse é o brilho da vida.

06 – Desenvolva a gratidão para promover um ambiente de trabalho harmonioso

Ambiente de trabalho saudável

Bem, se você tem um emprego, certamente, você é mais afortunado do que 14 milhões de brasileiros desempregados que estão tendo sérias dificuldades para pôr comida na mesa, embora o seu trabalho não seja lá o emprego dos sonhos, ele permite que você banque suas despesas, vivas novas experiências, conheça pessoas entre outras coisas.

A gratidão é fundamental, porque ela nos faz olhar para o que nós já possuímos, realçando o valor destas conquistas e o que nós seriamos sem elas, sendo assim, para criar um ambiente de trabalho harmonioso, desenvolva sua gratidão, pegue um papel e uma caneta e escreva todas as noites antes de dormir 03 coisas pelas quais é grato em seu ambiente de trabalho e por que você é grato por cada uma delas, fazendo este exercício por 30 dias você passará a ter uma visão mais centrada em coisas que você valoriza no seu ambiente de trabalho, percebendo o significado que elas tem para você, contribuindo para um melhor relacionamento com o seu ambiente de trabalho, criando uma harmonia natural.

Leia mais

Sem dúvida se você aplicar estas 06 dicas em sua rotina, você vai conseguir aumentar a harmonia em seu ambiente de trabalho, criando conexões mais profundas com os seu colegas, desenvolvendo uma comunicação mais transparente, estabelecendo uma organização que vai orientar a sua produção diária e cuidar de você mesmo quando o momento assim o exigir.

Então comece agora estas mudanças em sua rotina e depois me conte os resultados, e se você precisar de ajudar para implementar tais mudanças conte comigo, sou Coach, formado SBCoaching, e posso te dar o suporte necessário para fazer estes ajustes em sua rotina, entre em contato comigo para conversarmos, estou a disposição!

Compartilhe |

Fernando Ferreira

Formado como Life Coach e psicologia positiva aplicada pela SBCoaching e autodidata dedicado a entender o que faz o ser humano ser feliz, realizado e bem-sucedido na vida.

Gostou do conteúdo? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Treinamento de atenção plena

Afiliado