Insegurança emocional: O que é, suas causas e como lidar?
Sabe aquela mania de ficar se diminuindo perante os outros? De que os outros podem tudo, e você não? Ou então quando você não consegue manter o foco de tantos pensamentos do tipo: “será que vai dar certo?” Isso se chama insegurança emocional.
Ela é muito comum e tem o “poder” de sabotar as nossas relações sociais e as nossas conquistas. E o hábito de esquecemos de nós mesmos no dia a dia, devido a correria da rotina, só reforça esse mal silencioso.
Sendo assim, vamos conhecer o que é a insegurança emocional, as suas causas e como lidar com ela. Porque, quanto mais cedo intervirmos, criando hábitos mais saudáveis emocionalmente, mais cedo aprenderemos a lidar com as nossas inseguranças.
O que é Insegurança emocional?
A insegurança emocional esta intimamente ligada ao medo e a preocupação, tendo como base a comparação excessiva e a sensação de inadequação.
Assim, ela afeta a forma como agimos e pensamos, dificultando a percepção dos próprios valores, pontos fortes e a capacidade de desenvolver amor próprio.
Em vista disso, a pessoa insegura terá dificuldade para alcançar objetivos, cultivar relacionamentos saúdaveis e pensar de forma racional.
Entretanto, a insegurança emocional pode se apresentar de diversas formas, como:
- Medo de Rejeição
- Medo de Falhar
- Não se sentir merecedor
- Preocupação em ser avaliado
Medo de Rejeição
Você já deixou de falar algo por medo de que alguém fosse ir contra sua opinião? Ou então deixou de ir a algum lugar “chique” por que sentiu desmotivado, como se aquilo não fosse pra você?
Esses são alguns sintomas bem comuns da insegurança emocional.
Pois, esse sintomas indicam medo da rejeição e um sentimento de inadequação, o que pode prendê-lo (a) na zona de conforto.
Medo de Falhar contribui com a insegurança emocional
O Medo de Falhar é uma das formas mais problemáticas da insegurança emocional.
Apesar de todas serem bastante limitantes e até autodestrutivas, o medo de falhar impede que você se arrisque e explore o desconhecido.
Como resultado, mantem você estagnado, afastando oportunidades importantes que levariam a sua vida para outro nível.
💡 Leia também: Pessoa que não aceita críticas: o que fazer?
Não se sente merecedor
Não se sentir merecedor é uma das formas mais “silenciosas” por trás da insegurança emocional. Pois, mesmo que mereçamos uma promoção, relacionamento ou conquista de um objetivo, sentimos que não merecemos tais coisas.
E aí, nos diminuimos para justificar o porquê não merecemos tais realizações, revelando falta de amor próprio, autoestima e autoconhecimento.
Preocupação em ser avalido
Apesar de Andar de mãos dadas com o medo da rejeição – a preocupação em ser avaliado está intimamente ligada com a sensação: “não estou pronto”.
Um exemplo de insegurança emocional é que quando o indivíduo está pronto, isto é, estudou a noite inteira e/ou estruturou uma excelente apresentação depois de muito esforço.
Mas, mesmo assim, se sente incapaz, inadequado e tem um medo absurdo de ser avaliado negativamente ou de simplesmente não estar a altura dos colegas.
Por que a insegurança emocional acontece?
A insegurança emocional pode resultar de uma série de fatores internos como a falta de inteligência emocional, e externos como a ocorrência de algum trauma. Não desenvolvemos insegurança da noite para o dia.
Nossos comportamento são aprendidos ao longo do tempo. Sim, temos nossa personalidade e nossa própria forma de ser no mundo, que aprendemos as com nossas experiências.
Por isso, a insegurança emocional pode ser desenvolvida atráves de:
- Falta de Afeto e Apoio
- Falta de ensinamentos básicos
- Castigos intensos
Falta de Afeto e Apoio
Quando somos crianças precisamos de uma rede de apoio mais intensa do que quando adultos. Uma criança que não recebeu afeto e apoio de maneira apropriada e em momentos difíceis terá uma dificuldade maior quando se trata de preocupação e medo.
A falta de afeto é responsável por diversos comportamentos problemáticos, a insegurança emocional é uma delas.
Falta de ensinamentos básicos
Assim como o apoio e o afeto, é necessário que uma criança seja ensinada sobre a autoestima e autoconfiança. Quando não recebemos esses ensinamentos tendemos a desenvolver insegurança emocional com mais facilidade quando adultos.
Afinal, a criança que não recebeu isso – não aprendeu que ela possui a capacidade de lidar com situações e não compreendeu que ela é capaz e suficiente sendo apenas ela.
Castigos intensos
Os castigos são uma forma de tentar disciplinar as crianças e “endireitar” o comportamento delas. Porém, muitas vezes esses castigos reforçam os pontos mencionados acima.
Pois, elas são ensinadas a ter medo, ao invés de respeito.
Os castigos intensos causam maior sensação de: falta de afeto, apoio e segurança, dificultando ainda mais a construção da autoestima e amor próprio.
Como lidar com a insegurança emocional?
O fator principal é combater as crenças limitantes que vem com a insegurança emocional e construir uma autoestima sólida. Entretanto, para isso é fundamental aumentar o autoconhecimento, por meio da autoconsciência.
Então, no momento em que você pensar algo como “eu não consigo alcançar isso” ou “isso é muito difícil para mim”, pare imediamente tudo assim que tomar consciência deste pensamento e rebata com a seguinte afirmação: “Eu consigo sim, porque estou disposto (a) a lidar com os desafios para alcançar os meus objetivos”
Se você achar mais fácil também pode escrever no bloco de notas do seu celular o pensamento negativo e uma afirmação positiva a respeito desse pensamento.
Assim, quando você se sentir mal releia as afirmações positivas e busque ver a situação de outras perspectivas, com mais otimismo e esperança.
Alem disso, cultive hábitos como:
- Meditação – leia: 8 benefícios da meditação comprovados cientificamente
- Atividade fisica – leia: Atividade física para a saúde mental – confira 05 benefícios!
- Diário da Gratidão
- Reflexão
Vivemos sempre a mil por hora, trabalhamos muito e temos pouco tempo para nós. Com isso, ficamos estressados e paramos de nos preocupar com a forma como tratamos a nós mesmos.
Mas, lembre-se, no passado você pode não ter recebido o que você precisava para se sentir mais seguro e amado, porém sempre há o amanhã para tentarmos novamente e darmos a nos mesmos o que precisamos.
Por isso, invista em você mesmo, adquira hábitos mais saúdáveis, mude o seu dialogo interno, acredite em você, com o tempo a sua insegurança emocional irá diminuir.
Aproveite e faça o curso de Meditação para Iniciantes da Gabriella Rivetti, diversos alunos e alunas conseguiram obter, atráves das práticas meditativas, maior paz mental, amor próprio, controle dos pensamentos negativos, estabilidade emocional, etc.
Sobre o Autor
0 Comentários