Novos hábitos: conheça um método inusitado e realize mudanças

Primeiramente, quantas vezes você já tentou adquirir novos hábitos e se desvencilhar de hábitos ruins, mas acabou pouco tempo depois, voltando à velha rotina por não conseguir sustentar as mudanças a longo prazo?

De fato, essa é uma realidade que todos nós vivemos, há coisas que temos mais dificuldade que outras, seja uma leitura, malhar, dormir mais cedo, reduzir o tempo no celular, parar de fumar, fazer dieta, etc.

Mas por que é tão difícil mudar e adquirir novos hábitos? A princípio, a mudança é complexa por natureza, e acrescenta-se a isso a pressa das pessoas por resultados rápidos e a dificuldade de se livrar de alguns obstáculos que atrapalham o processo.

Em seu livro “Como mudar”, a cientista comportamental Katy Milkman fala de forma mais aprofundada sobre cada um desses obstáculos que representam grandes desafios para as mudanças. Sendo eles:

  • Impulsividade
  • Procrastinação
  • Esquecimento
  • Preguiça
  • Autoconfiança
  • Conformidade

Portanto, neste conteúdo você vai descobrir um método um tanto inusitado que Milkman aborda com bastante propriedade em seu livro, que poderá ajudar você a vencer esses desafios e concretizar mudanças em sua vida.

Boa leitura.

Um método inusitado para adquirir novos hábitos

Imagine um delicioso pudim, do jeitinho que você gosta. Ele está macio, com aquela calda deliciosa e quando você coloca na boca há aquela explosão de sabores típica do pudim.

Se você estivesse em um restaurante e servissem um pudim como esse na mesa ao lado, você pediria um? Mas, e se você tivesse acabado de prometer que iria começar uma dieta, você conseguiria resistir a tentação?

Certamente, nós gostamos de acreditar que sim, teríamos força de vontade suficiente para resistir ao pudim, porém alguns se conhecendo bem sabem que talvez pediriam o tal pudim. Eu pediria, com certeza!

Mas, e se você soubesse que ficaria devendo quinhentos reais para alguém se pedisse o pudim? Sem dúvida, você pensaria muito antes de ceder a saborosa tentação, não é mesmo?

Este é o método que Kate Milkman aborda em seu livro e que promete ajudar as pessoas a adquirir novos hábitos. O seu primeiro contato com o método foi por meio do palestrante chamado Jordan Goldberg, quando ele o apresentou aos seus alunos de MBA na Wharton School.

Ele é chamado de Comprometimento Monetário, um tipo incomum de método que ajuda a pessoa a manter os seus planos, “obrigando-a” a literalmente pagar uma espécie de multa se não cumprir com o objetivo.

Como funciona o comprometimento monetário e qual a sua eficácia?

novos hábitos

De fato, o Comprometimento Monetário é bastante simples, prático e altamente eficaz. Tudo o que você precisa fazer é fixar um objetivo, escolher alguém ou alguma tecnologia para monitorar de forma precisa o seu progresso e pôr em jogo uma quantia em dinheiro que terá de dar para terceiros em caso de fracasso.

Daí você pode escolher quem será esse terceiro, se um amigo, familiar, um rival ou uma instituição de caridade, isso é por sua conta. Porém, é preciso garantir que o fracasso doa para que o comprometimento seja elevado. Quanto maior a quantia em jogo, maiores as taxas de sucesso.

Esse método para adquirir novos hábitos e realizar grandes mudanças na vida, apoia-se na economia clássica, que recomenda aumentar o preço dos comportamentos indesejados ou impor restrições para desencorajá-los. Como exemplo, taxar os cigarros e as bebidas alcoólicas e/ou proibir o uso de maconha para reduzir o consumo.


Leia também


Eu sei, e avisei que o método era inusitado. Afinal, você está se predispondo a pagar multas! Mas, mesmo indo contra o bom senso, o método se mostrou altamente eficaz.

Veja um estudo feito com 2 mil fumantes que concordaram em parar de fumar, usando o método Comprometimento Monetário para atingir tal objetivo.

Os participantes tinham uma conta poupança na qual depositavam a cada quinze dias, cerca de 20% de sua renda mensal. E que só resgatariam seis meses mais tarde, se passassem em um teste de urina para detectar nicotina.

E o resultado foi notável, 30% mais fumantes que arriscaram o próprio dinheiro para deixar de fumar, conseguiram cumprir o objetivo.

No entanto, mesmo diante da eficácia comprovada do método para adquirir novos hábitos e consolidar mudanças, ainda há o grande desafio de deixar as pessoas à vontade com a ideia de usá-lo. 

E você se sente à vontade em aplicar o Comprometimento Monetário para realizar mudanças em sua vida e adquirir novos hábitos? Deixe sua resposta aqui nos comentários. 

E se quiser saber mais sobre esse método e como realizar mudanças profundas em sua vida, sugiro que leia o livro da Dra. Katy Milkman. É um conhecimento bastante útil para lidar com um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo ou como é mais popularmente conhecido: VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity and Ambiguity). Então, clique na imagem abaixo e solicite o seu exemplar!

Compartilhe |

Fernando Ferreira

Formado como Life Coach e psicologia positiva aplicada pela SBCoaching e autodidata dedicado a entender o que faz o ser humano ser feliz, realizado e bem-sucedido na vida.

Gostou do conteúdo? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Treinamento de atenção plena

Afiliado